II CONGRESSO INTERNACIONAL SPTF
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INSCRIÇÃO
PATROCÍNIOS

Este é o programa que construímos para si! Acolhemos o desafio de o realizar à distância e apostámos fortemente no maior congresso nacional de Terapia da Fala realizado, com um programa de temas diversificados, abrangentes, atuais, centrados no presente e no futuro.

Iniciamos no dia 22 de setembro com 7 workshops fantásticos.

Seguem-se três dias e meio intensos, de 23 a 26 de setembro de 2021, à volta das principais áreas de atuação clínica da terapia da fala, divulgando e atualizando conhecimentos, num formato de conferências, mesas redondas e comunicações livres, sem nunca descurar um tempo fundamental de debate aberto a todos os participantes. Teremos ainda posters e visita aos stands, nossos parceiros, com surpresas em determinados horários.

Abrimos com uma conferência inaugural com o Ex. Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Engenheiro Carlos Moedas, que nos falará do papel fundamental da Inovação ao serviço da saúde e educação e dos seus profissionais.

Contamos com a presença de 10 convidados internacionais que se juntam a um painel nacional de excelência: Prof. Dr. Adriá Rofes, Prof. Dr. Dimitri Kanevsky, Prof. Dr. James Law, Prof. Dra. Leny Kyrillos, Prof. Dr. Leonardo Wanderley Lopes, Prof. Dra. Mariana Saconato, Prof. Dra. Sheila Tamanini de Almeida, Prof. Dra. Sheridan Forster, Prof. Dra. Soo-Eun Chang e a Prof. Dra. Yvonne Wren, que partilharão as suas experiências e conhecimento, com contributo de relevo para este Congresso.

E porque a ciência também se reveste de afetos, teremos no dia 23 de setembro a homenagem à Terapeuta Suzete Carmona Dias, Presidente de honra deste Congresso, e no dia  24 de setembro a entrega do Prémio de Mérito 2017-2020.

Agora e mais do que nunca, devemos estar unidos como classe profissional. Esperamos por vós para festejarmos todas as conquistas.

É neste clima científico e de festa, que decorrerá este II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.

Adrià Rofes

Curriculum vitae

Dimitri Kanevsky

Curriculum vitae

James Law

Curriculum vitae

Leny Kyrillos

Curriculum vitae

 Leonardo Wanderley Lopes

Curriculum vitae

Mariana Saconato

Curriculum vitae

Sheila Tamanini de Almeida

Curriculum vitae

Sheridan Forster

Curriculum vitae

Soo-Eun Chang

Curriculum vitae

Yvonne Wren

Curriculum vitae

PROGRAMA CIENTÍFICO

22 de setembro

23 de setembro

08h30-08h35 Abertura do II Congresso Internacional da SPTF

08h35-09h20 O outro lado do virtual
Gonçalo Leal    
Moderador: Sónia Pós de Mina

09h20-09h30 Discussão

09h30-10h30 Mesa-redonda 1.  Só *sabo que nada *sabo: discussão em torno (das perturbações) da linguagem na infância
Moderadores:  Marina de Jesus e Margarida Ramalho
Crianças com perturbação do desenvolvimento da linguagem em Portugal – Teoria e Prática /
Ana Castro, Fátima Maia, Dina Alves, Joana Rocha, Mª João Ximenes, Marisa Lousada, Telma Pereira
Promoção da consciência fonológica em crianças em idade pré-escolar – estudo experimental /
Marta Sá, Pedro Sá Couto, Marisa Lousada
Complexidade sintática em crianças com PDL e PEA /
Alexandrina Martins, Ana Lúcia Santos, Inês Duarte
CAA e linguagem – testemunho de uma família /
Cylene Medrado

10h30-10h45 Discussão

10h45-11h30 The quest for evidence-based practice in speech and language sciences: the changing nature of the evidence related to interventions for children with developmental language disorder
James Law     
Moderadores: Dina Alves e Marisa Lousada

11h30-11h45 Discussão

11h45-12h15 Intervalo e visita aos stands

12h15-13h00 Sessão Solene de Abertura
                       Homenagem à Presidente de Honra
                                   José Fonseca

13h00-14h00 Almoço

14h00-16h15 Comunicações orais 
Moderadores: Aldora Quintal e Inês Lopes      

  • CO001 Adaptação e validação do conteúdo do instrumento de avaliação “KiddyCAT” para o Português Europeu/Elsa Marta Soares; Cristiana Rodrigues; Filipa Gonçalves; Ana Rita Valente
  • CO002 Programa de Intervenção em Proc. Auditivo-idade escolar: Desenvolvimento e validação de conteúdo/Cátia Luís; Ana Abrantes; Catarina Oliveira; Jorge Humberto Martins; Marisa Alves
  • CO003 Validação de Conteúdo de um Instrumento de Avaliação Holística da Gaguez em idade pré-escolar/Ana Andrade; Xosé Fernandez; Ana Valente
  • CO004 Frequência Bilingue Precoce Aqui e Mais Além/Susana Capitão; Ana Luísa Ferreira; Carla Pimenta; Andreia Vreia
  • CO005 Desempenho oromotor em crianças dos seis aos nove anos de idade/Mariana Ascensão; Margarida Grilo; Isabel Guimarães
  • CO006 Comunicação interpessoal após traumatismo crânio-encefálico: eficácia de um programa de reabilitação/Nicole Agrela; Maria Emília Santos; Sandra Guerreiro
  • CO007 Funcionamento oromotor e articulatório na criança traqueotomizada/Leonor Fontes; Isabel Guimarães
  • CO009 Motricidade oral em crianças em idade pré-escolar com Perturbação dos Sons da Fala: Estudo preliminar/Sónia Pós De Mina; Fernando Martins; Isabel Guimarães
  • CO012 Desenvolvimento e validação de conteúdo de um instrumento de rastreio de gaguez em crianças de idade pré-escolar/Ana Cruz; Ana Rita Valente
  • CO013 Validação da versão portuguesa do questionário Swallow Quality-of-Life Questionnaire em pessoas após lesão neurológica/Bárbara Sobral; Daniela Vieira; Inês Lopes
  • CO011 Tradução e validação da YALE Pharyngeal Residue Rating Severity Scale para português europeu – contributo/Isabel Carvalho; Susana Vaz Freitas; Adriana Martins; Ângela Rego

16h15-17h00 Sinais e sinalização de crianças vítimas de violência
Dulce Rocha
Moderador: Paula Correia   

17h00-17h15 Discussão     

17h15-17h45  Intervalo e visita aos posters

17h45-18h45 Mesa-redonda 2. Mapeamento da linguagem na cirurgia com doente acordado
Moderadores: Filipa Miranda e Inês Tello Rodrigues
Procedimento cirúrgico no mapeamento intraoperatório / Alexandre Campos
Mapeamento de linguagem intraoperatório: perspetiva do linguista clínico / Adrià Rofes
Tipologia de erros na nomeação intraoperatória / José Fonseca
Avaliação neuropsicológica no pré e pós cirurgia / Carolina Maruta

18h45-19h00  Discussão

19h00-19h45 Do papel ao digital: ferramentas de construção de materiais
Cátia Catita, David Guerreiro, Tânia Reis
Moderadores: Elsa Soares e Sandra Cruz

19h45-20h00 Discussão

24 de setembro

09h00-10h00 Mesa-redonda 3.  Duas cabeças pensam melhor do que uma – fala e audição ao barulho
Carla Matos, Dina Caetano Alves, Marisa Alves e Susana Rodrigues
Moderadores: Susana Capitão e Tânia Reis
Nesta mesa-redonda pretende-se dinamizar um debate aberto entre convidados e público sobre temas relacionados com a Audição e a Fala.

10h00-10h15 Discussão

10h15-10h45 Intervalo e visita aos posters

10h45-11h30 Who should we treat using research findings to make clinical decisions on who to treat and what approach to use for children with speech sound disorder
Yvonne Wren
Moderador: Isabel Guimarães

11h30-11h45 Discussão

11h45-12h15 Intervalo e visita aos stands

12h15-13h00 Conferência Nestlé – “Dietas de Textura Modificada: dietas Meritene® ABA vs. dietas artesanais”
Inês Cardoso Mota
Moderador: Teresa Sameiro

13h00-13h15 Discussão

13h15-14h30 Almoço

14h30-15h30 Mesa-redonda 4.  Os 5 Standards de qualidade na comunicação – utopia ou realidade?
Carina Martinho, Joana Delgado Santos, João Torres, Paula Valente                       
Moderadores: Luísa Taveira e Marta Pinto  

Nesta mesa-redonda serão discutidas perspetivas de diferentes terapeutas da fala, que desenvolvem a sua prática profissional em escolas, hospitais e com a comunidade, relativamente aos 5 standards de qualidade na comunicação, com pessoas com necessidades complexas de comunicação.

15h30-15h45 Discussão

15h45-16h30 Reabilitação da disfagia em casos pós-Covid-19
Mariana Saconato
Moderador: Ana Marques e David Nascimento

16h30-16h45  Discussão

16h45-17h15 Intervalo e visita aos stands 

17h15-18h30 Comunicações orais
Moderadores: Ana Catarina Batista, Carina Pinto

  • CO014 Instrumento de Rastreio e Avaliação da Consciência Fonológica em formato eletrónico – resultados de um estudo de usabilidade/Dina Alves; Ana Castro; Catarina Dôro; Daniela Espadinha
  • CO015 Intervenção indireta do terapeuta da fala: capacitação de educadores de infância para a estimulação de competências linguísticas/Ana Castro; Dina Alves
  • CO016 Para além do segmento:  avaliação e análise fonológica não linear em português europeu/Margarida Ramalho; Maria João Freitas
  • CO017 Construção e validação do Inventário de Competências de Comunicação Social (ICCS) para crianças entre os quatro e os seis anos/Mariana Carvalho; Anabela Santos; Mariana Almeida
  • CO019 Desenvolvimento e Validação de um Programa de Intervenção no Domínio Sintático: PROsyntax – Nível I/Mafalda Azevedo; Alexandrina Martins; Marisa Lousada
  • CO020 Desenvolvimento e Validação de um Programa de Intervenção no Domínio Sintático: PROsyntax – Nível II/Raquel Crespo; Fátima Alexandrina Martins; Marisa Lousada
  • CO021 Práticas e competências científicas dos Terapeutas da Fala em Portugal/Ana Mendes; David Guerreiro; Inês Tello Rodrigues; Miriam Moreira; Vânia De Aguiar

18h30-19h15 How speech recognition can help people with non-standard speech
Dimitri Kanevsky
Moderador: Gonçalo Leal

19h15-19h30 Discussão

19h30-19h45 Entrega do Prémio de Mérito Científico

25 de setembro

10h00-10h45 A Terapia da Fala em contexto escolar
Sílvia Moreira da Silva
Moderador: José Fonseca

10h45-11h00 Discussão

11h00-11h30 Intervalo e visita aos stands

11h30-12h30 Comunicações orais
Moderadores: Patrícia Oliveira e Telma Pereira

  • CO022 Interferência da variante linguística no processo de aquisição fonológica típica/Anna Soares; Vanessa Giacchini; Gabrielle Souza
  • CO023 O ensino em saúde mental na graduação brasileira: uma revisão integrativa/Caroliny Lira; Vanessa Giacchini
  • CO025 PhonoDis – Um corpus com dados de crianças  portuguesas com alterações fonológicas/Maria João Freitas; Margarida Ramalho; Marisa Lousada; Patrícia Oliveira; Rodrigo Pereira
  • CO024 Validação e Adaptação Cultural do Denver-II: Valores Normativos para as Crianças Portuguesas dos 0 aos 6 anos de idade/Ana Paula Martins; Paula Correia; Olinda Roldão
  • CO026 Prova de Escrita para Avaliação e Análise de Competências da Escrita – validação das provas com palavras e pseudopalavras/Dina Alves; Ana Rita Carvoeiro

12h30-13h15 Osteopatia & Terapia da Fala: que relação?
João Pombeiro
Moderador: Ana Paula Mendes

13h15-13h30 Discussão

13h30-14h30 Almoço

14h30-15h30 Mesa-redonda 5.  As anomalias craniofaciais e o seu impacto nas funções orais – a importância do trabalho em equipa?
Carla Moura, David Casimiro de Andrade, Eduardo Matos, Maria João Ximenes                      
Moderadores: Ana Marques e Débora Franco   
As funções oromotoras resultam de uma interação harmoniosa entre a morfologia e o comportamento motor das diferentes estruturas orofaciais. Neste sentido, o equilíbrio desta interação pode mostrar-se comprometido pela presença de uma alteração craniofacial.  
Esta mesa-redonda tem como objetivo caracterizar a abordagem de equipas interdisciplinares nas funções oromotoras, consequentes de alterações craniofaciais, evidenciando o papel do terapeuta da fala.  
Serão discutidas abordagens de intervenção complementares ao nível das competências miofuncionais orais, decorrentes de alterações craniofaciais. A discussão reflete igualmente qual o papel do terapeuta da fala na equipa e na intervenção com esta população

15h30-15h45 Discussão

15h45-16h30 Intervalo e visita aos posters

16h30-17h15 Comunicação nos Media
Leny Kyrillos
Moderador: André Araújo

17h15-17h30 Discussão 

17h30-18h15 Integração sensorial
Paula Serrano
Moderador: Fátima Maia

18h15-18h30 Discussão

18h30-19h15 Unraveling the neural bases of developmental stuttering: neuroimaging investigations of children who stutter
Soo-Eun Chang
Moderador: Cátia Catita

19h15-19h30 Discussão

26 de setembro

09h00-10h00 Mesa Redonda 6. Voz e Fluência em (inter)ação rumo ao raciocínio clínico
Ana Andrade, André Araújo, Gabriela Torrejano, Helena Germano
Moderadores: Elsa Soares e Sónia Lima
Partindo das áreas de voz e fluência, o painel irá debater o raciocínio clínico assente na variação de características encontradas em diferentes casos clínicos, assumindo um modelo biopsicossocial de análise e a transversalidade entre estas áreas de intervenção.

10h00-10h15 Discussão

10h15-10h45 Intervalo e visita aos stands 

10h45-11h45 Comunicações orais
Moderadores: Soraia Ibrahim e Tânia Reis

  • CO028 Impacto do nível socioeconómico nas competências pré-leitoras no início do 1.º ano de escolaridade/Cristina Garrido; Marisa Lousada; Ana Sucena
  • CO029 Será a “dinâmica de intensidades” uma medida acústica sensível para a caracterização da perturbação vocal?/ Joana Frutuoso; André Araújo; Sandra Alves
  • CO030 Re(conto) – teste de avaliação de narrativas orais: um instrumento de avaliação para crianças de idade escolar/Stéphanie Vaz; Maria Lobo; Marisa Lousada
  • CO031 Promoção (de saúde) vocal em estudantes de mestrado em Educação Pré-escolar: estudo sobre o impacto do Programa Educar a Voz/Sónia Lima; Ana Silva; Ana Urbano; Andreia Agostinho
  • CO032 Compreensão de Clíticos em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo/Raquel Costa; Maria Lobo

11h45-12h30 Tecnologia e transformação na Terapia da Fala: o futuro que nos espera
Leonardo Wanderley Lopes
Moderadores: José Fonseca e Paula Correia

12h30-12h45 Discussão

12h45-13h15 Sessão de encerramento e entrega de prémios

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