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Linguagem na Criança2024-04-08T09:48:04+00:00

Linguagem na Criança

A aquisição da linguagem é uma das realizações mais notáveis dos primeiros anos de vida.

O desenvolvimento da linguagem é um processo muito complexo que implica pensar, construir frases, escolher as palavras, recorrer a símbolos para expressar o nosso pensamento, tudo numa fração de segundos, de modo a partilhar sentimentos, ideias, valores, factos e pensamentos. É um processo gradual, diferente e específico de cada criança, ainda que dentro de limites do esperado.

No desenvolvimento da linguagem, há diferenças individuais, tanto no processo de aquisição quanto na velocidade e qualidade. Assim, esse desenvolvimento é complexo e depende de uma série de fatores, que compreendem desde maturação neuropsicológica, afetividade, desenvolvimento cognitivo, até contextos nos quais a criança e/ou jovens estão inseridos. Inerente a este processo, encontra-se a necessidade humana de comunicar, enquanto ser social, servindo as competências linguísticas não só para compreender o meio envolvente e para regular o próprio pensamento e emoções, mas também como base para o estabelecimento de processos comunicativos mais elaborados.

A comunicação ocorre desde os primeiros tempos de vida, a um nível pré-linguístico, sendo esta fase de uma importância extrema para a vinculação, regulação e autodeterminação do bebé. A partir de um ano de idade a estreita relação entre competências comunicativas e linguísticas torna-se cada vez mais evidente, assumindo-se a linguagem como uma ferramenta essencial para suprir as necessidades comunicativas. Porém, importa realçar que se considera comunicação qualquer ato através do qual são transmitidas ou recebidas mensagens, que poderão ser verbais ou não verbais, orais ou não orais, intencionais ou não intencionais. Todas as pessoas comunicam, mas a eficácia do processo comunicativo depende quer de fatores individuais quer de fatores ambientais.

As alterações de linguagem poderão afetar um ou mais domínios linguísticos: fonológico, morfológico, sintático, semântico e/ou pragmático com elevado impacto na socialização, desempenho escolar e qualidade de vida das crianças, jovens e suas famílias. Podem apresentar-se quer na linguagem verbal oral quer na linguagem verbal escrita, comprometendo o processo comunicativo com maior ou menor impacto. As alterações da comunicação poderão existir como problemática principal ou secundariamente a outras condições desenvolvimentais, e do mesmo modo, influenciam também o desenvolvimento de competências linguísticas.

O Departamento de Linguagem na criança da SPTF é o responsável pela dinamização da evolução do conhecimento das perturbações da linguagem e da comunicação das crianças e jovens. É constituído por um grupo de profissionais que pretende promover o aumento da qualidade e quantidade de produção científica por parte dos pares e outros profissionais de áreas afins à terapia da fala, com o intuito de fomentar a reflexão, partilha e aprendizagem para um apoio mais eficaz a crianças e jovens com perturbações da Comunicação e da Linguagem e suas famílias, contribuindo para a adoção de práticas baseadas na evidência.

A EQUIPA: DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM NA CRIANÇA

Fátima Maia
Coordenador
Marina de Jesus
Vice-Coordenador
Joana Miguel
Membro
Margarida Ramalho
Membro
Vânia Peixoto
Membro

EVENTOS: LINGUAGEM NA CRIANÇA

30 setembro 2023 Intervenção Sintática em Falantes Tardios e PEA

O objetivo geral desta formação é fortalecer o conhecimento dos terapeutas da fala na aquisição sintática típica e atípica. Adicionalmente, pretende-se divulgar e contribuir para um conhecimento mais profundo do Programa INSyntax, desenhado para a intervenção em sintaxe, em crianças a partir dos 24 meses e que se encontram ao nível da palavra isolada. Para além das características do programa, a formação integra uma componente prática referente à sua aplicabilidade a casos clínicos.

6 de novembro de 2021 Intervenção sintática em late talkers e Programa de intervenção em sintaxe

Um conhecimento detalhado das competências linguísticas das crianças é necessário para a formulação de objetivos para a intervenção educacional e clínica. A elucidação da linguagem estrutural, em especial, a sintaxe, poderá esclarecer de que maneira a linguagem estrutural dessas crianças se desenvolve, e indicar possibilidades de intervenção clínica e educativa. Abordam-se, nestes 2 módulos, aspetos da intervenção sintática em late talkers e um dos programas de intervenção em sintaxe

29 de maio de 2021 Os sons da minha escola

Invariavelmente, o som de crianças a brincar é associado a alegria e felicidade. No entanto, em contexto de escola/jardim-de-infância, o ruído das brincadeiras e conversas pode ser difícil de controlar, sob pena de prejudicar a comunicação. A Terapeuta Ocupacional Lígia Mota, especialista em Integração Sensorial, aborda algumas estratégias que podem ajudar a minimizar o impacto do ruído em contexto escolar.

TORNE-SE MEMBRO

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala!

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