Loading...
LINGUAGEM NA CRIANÇA 2018-07-05T14:37:56+00:00

Project Description

Linguagem na Criança

A aquisição da linguagem é uma das realizações mais notáveis dos primeiros anos de vida.

O desenvolvimento da linguagem é um processo muito complexo que implica pensar, construir frases, escolher as palavras, recorrer a símbolos para expressar o nosso pensamento, tudo numa fração de segundos, de modo a partilhar sentimentos, ideias, valores, factos e pensamentos. É um processo gradual, diferente e específico de cada criança, ainda que dentro de limites do esperado.

No desenvolvimento da linguagem, há diferenças individuais, tanto no processo de aquisição quanto na velocidade e qualidade. Assim, esse desenvolvimento é complexo e depende de uma série de fatores, que compreendem desde maturação neuropsicológica, afetividade, desenvolvimento cognitivo, até contextos nos quais a criança e/ou jovens estão inseridos. Inerente a este processo, encontra-se a necessidade humana de comunicar, enquanto ser social, servindo as competências linguísticas não só para compreender o meio envolvente e para regular o próprio pensamento e emoções, mas também como base para o estabelecimento de processos comunicativos mais elaborados.

A comunicação ocorre desde os primeiros tempos de vida, a um nível pré-linguístico, sendo esta fase de uma importância extrema para a vinculação, regulação e autodeterminação do bebé. A partir de um ano de idade a estreita relação entre competências comunicativas e linguísticas torna-se cada vez mais evidente, assumindo-se a linguagem como uma ferramenta essencial para suprir as necessidades comunicativas. Porém, importa realçar que se considera comunicação qualquer ato através do qual são transmitidas ou recebidas mensagens, que poderão ser verbais ou não verbais, orais ou não orais, intencionais ou não intencionais. Todas as pessoas comunicam, mas a eficácia do processo comunicativo depende quer de fatores individuais quer de fatores ambientais.

As alterações de linguagem poderão afetar um ou mais domínios linguísticos: fonológico, morfológico, sintático, semântico e/ou pragmático com elevado impacto na socialização, desempenho escolar e qualidade de vida das crianças, jovens e suas famílias. Podem apresentar-se quer na linguagem verbal oral quer na linguagem verbal escrita, comprometendo o processo comunicativo com maior ou menor impacto. As alterações da comunicação poderão existir como problemática principal ou secundariamente a outras condições desenvolvimentais, e do mesmo modo, influenciam também o desenvolvimento de competências linguísticas.

O Departamento de Linguagem na criança da SPTF é o responsável pela dinamização da evolução do conhecimento das perturbações da linguagem e da comunicação das crianças e jovens. É constituído por um grupo de profissionais que pretende promover o aumento da qualidade e quantidade de produção científica por parte dos pares e outros profissionais de áreas afins à terapia da fala, com o intuito de fomentar a reflexão, partilha e aprendizagem para um apoio mais eficaz a crianças e jovens com perturbações da Comunicação e da Linguagem e suas famílias, contribuindo para a adoção de práticas baseadas na evidência.

A EQUIPA: DEPARTAMENTO DA AUDIÇÃO

Fátima Maia
Coordenador
M. João Ximenes
Vice-Coordenador
Joana Rocha
Membro
Marisa Lousada
Membro
Telma Pereira
Membro

EVENTOS: LINGUAGEM NA CRIANÇA

3 novembro: “Abordagem Sintática na Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem”

Atualização de dois modelos de intervenção na Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem: Abordagem sintática e abordagem fonológica. 2 formações no mesmo dia com inscrição independente

Eventos Científicos em Outubro 2018

Saiba quais os eventos mais pertinentes à Terapia da Fala em Outubro de 2018.

Eventos Científicos em Novembro 2018

Saiba quais os eventos mais pertinentes à Terapia da Fala em Novembro de 2018.

Eventos Passados: Terapia da Fala

Saiba quais os eventos mais pertinentes à Terapia da Fala que a Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF) já organizou até à data.

TORNE-SE MEMBRO

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala!

SAIBA MAIS
INSCRIÇÃO