Mensagem da Presidente a todos os Sócios, Colegas, Conferencistas, Congressistas e Patrocinadores

Caros colegas e amigos,

Vamos realizar o III Congresso da nossa Sociedade no bonito mês de maio, de 25 a 27, no ainda mais bonito Centro Ismaili em Lisboa.

O Centro Ismaili foi inaugurado a 11 de julho de 1998 por Sua Excelência O Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, e caracteriza-se não só por ser um espaço de oração para a comunidade, mas também, por ser ponto de encontro entre pessoas de diversos contextos sociais e culturais, promovendo desta forma a criação de pontes entre várias comunidades. Um lugar de partilha de conhecimento e desenvolvimento intelectual, celebrando valores como o pluralismo. A partir daqui, é fácil perceber a escolha do local para realizarmos este nosso III congresso.

Como poderão observar, o programa também traduz não só o crescimento desta Sociedade como também a preocupação constante na promoção da investigação e na demonstração da eficácia e eficiência das metodologias terapêuticas das várias áreas clínicas da Terapia da Fala. O culminar deste tema, está bem espelhado no lançamento da obra “Compendium em Terapia da Fala: avaliar e intervir com evidência” seguramente o maior marco científico da história da Terapia da Fala Portuguesa.

Contamos com alguns convidados estrangeiros no formato presencial, Alexandre Cavallieri Gomes e Victoria Joffe, e no formato à distância, Anna Volkmer, Anne Vertigan, Cristina Murphy, Richard Talbot e Sharynne McLeod.

Temos ainda 6 workshops para si no dia 25 de maio, que decorrerão no Saldanha, no Best Office Saldanha. Seguem-se dois dias com 6 conferências, 4 mesas redondas, comunicações livres, posters e, ainda, a visita aos nossos parceiros que nos mantêm atualizados em materiais, formação, equipamento, entre outros. Será um mega congresso! Também teremos surpresas, porque afinal a linguagem da ciência também se cruza com a linguagem dos afetos.

E porque a SPTF também deve contar a História da Terapia da Fala e não existe presente ou futuro sem passado, é com muita honra que lhe contamos a história da Terapeuta da Fala Gabriela Leal, Presidente de Honra deste Congresso, cujo contributo para a Terapia da Fala e para a formação de centenas de colegas, é de elevada relevância e verdadeiramente inspirador.

Contamos consigo neste III Congresso que também é o Congresso do reencontro depois de tempos mais complicados por todos vivenciados.

Esperamos por vós!

Paula Correia

III Congresso Internacional da SPTF

Avaliação e Intervenção: (re)pensar, (re)considerar e (re)construir
26 – 27 de maio de 2023

6 Workshops pré-congresso, 25 de maio de 2023

Local: Centro Ismaili
Avenida Lusíada 1, 1600-001 Lisboa

Lisboa

Lisboa é uma cidade, um município, capital de Portugal e da Área Metropolitana de Lisboa. Tem uma área urbana de 100,05 km² e 545 796 habitantes em 2021, sendo a maior cidade do país. Lisboa é o centro político de Portugal, sede do Governo e da residência do chefe de Estado. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem a sua sede na cidade e é a capital mais a ocidente do continente europeu, na costa atlântica.

Lisboa é uma cidade com uma intensa vida cultural. Epicentro dos descobrimentos desde o século XV, a cidade é o ponto de encontro das mais diversas culturas, o primeiro lugar em que Oriente, Índias, Áfricas e Américas se encontraram. Mantendo estreitas ligações com as antigas colónias portuguesas e hoje países independentes, Lisboa é uma das cidades mais cosmopolitas da Europa. É possível, numa só viagem de metro ouvir falar línguas como o cantonês, o crioulo cabo-verdiano, o gujarati, o ucraniano, o italiano ou o português com pronúncia moçambicana ou brasileira. E nenhuma delas falada por turistas, mas sim por habitantes da cidade.

Lisboa é uma das capitais mais amenas da Europa, com um clima mediterrânico.

Centro Ismaili

O III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala decorrerá na bela cidade de Lisboa, no Centro Ismaili. 

Inaugurado em julho de 1996 e construído pelos arquitetos Raj Rewal e Frederico Valsassina, estende-se por uma área total de 18000m2, sendo que a área edificada representa apenas um terço da área total – 5,500 m2. A restante área, 12,500 m2, é dedicada aos jardins e pátios interiores e exteriores. Esta área conta com 4 jardins principais: o Jardim dos Frutos (sendo este o maior), o Jardim das Oliveiras, o Jardim dos Jacarandás e o Jardim dos Pinheiros. Os Pátios incluem o Char Bagh e o Pátio Primavera, ambos localizados na zona social do Centro. Estes Jardins incluem mais de 100 espécies diferentes, e 300 árvores, oriundas das mais diversas partes do mundo, desde Espanha até à América do Norte. Os materiais de construção (lioz e granito) e as cúpulas foram inspirados no Mosteiro dos Jerónimos, sendo estas últimas inspiradas, especificamente, na Igreja de Santa Maria de Belém localizada no Mosteiro dos Jerónimos; os jardins, pátios exteriores e interiores, claustros e, em específico, o Char Bagh foram inspirados no Complexo de Alhambra, em Granada; e, os rendilhados geométricos foram inspirados na cidade Indiana, Fatehpur Sikri. Os azulejos presentes no Centro Ismaili foram inspirados na Sala Árabe do Palácio Nacional de Sintra e pintados à mão pela Fábrica Viúva Lamego. Estes azulejos moçárabes, são um dos principais elementos decorativos do Centro. O Centro Ismaili contém várias peças de arte, tais como o tríptico de Manuel Cargaleiro e várias tapeçarias tradicionais da Ásia Central.

REGRAS DO CENTRO ISMAILI

Proibido fumar quer no espaço interior quer no espaço exterior incluindo os jardins do centro

Proibido consumir bebidas alcoólicas quer no espaço interior quer no espaço exterior incluindo os jardins do centro

Proibido efetuar transações em dinheiro ou cartão dentro do centro. Contudo, poderão efetuar TB, MBway ou pagamento em multibanco no exterior do centro junto à loja do cidadão

Alojamento

Hóteis Grupo VIP

20% desconto sobre a tarifa BAR para congressistas (devem mencionar o congresso aquando da reserva)

VIP Executive Zurique Hotel
hotelzurique@viphotels.com
217 814 000
Distancia ao local de congresso: 4.3 km

VIP Inn Berna Hotel
hotelberna@viphotels.com
217 814 300
Distancia ao local de congresso: 4.3 km

VIP Executive Entrecampos Hotel & Conference
res.entrecampos@viphotels.com
210 043 000
Distancia ao local de congresso: 5.9 km

VIP Grand Lisboa Hotel & SPA
res.viplisboa@viphotels.com
210 435 000
Distancia ao local de congresso: 6.2km

VIP Executive Diplomático Hotel
hoteldiplomatico@viphotels.com
213 839 020
Distancia ao local de congresso: 7.5 km

VIP Executive Picoas Hotel
res.picoas@viphotels.com
210 513 200
Distancia ao local de congresso: 6.7 km

VIP Executive Marquês Aparthotel
suitesdomarques@viphotels.com
213 510 480
Distancia ao local de congresso: 7.7 km

VIP Executive Saldanha Hotel
hotelsaldanha@viphotels.com
213 308 620
Distancia ao local de congresso: 7.4 km

VIP Executive Éden Aparthotel
res.eden@viphotels.com
213 216 600
Distancia ao local de congresso: 12.4 km

TORNE-SE MEMBRO

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala!