Loading...
LINGUAGEM NO ADULTO2020-08-07T13:26:59+00:00

Project Description

Linguagem no Adulto

A linguagem é o sistema dinâmico e complexo de símbolos convencionais utilizado de diferentes formas para a comunicação e o pensamento. A capacidade de participar e de lidar com a vida quotidiana é fortemente influenciada pelo domínio da Linguagem.

As alterações da linguagem podem também ocorrer nos adultos, sendo neste caso uma patologia adquirida, decorrente de uma lesão cerebral (AVC, tumores, traumatismos, entre outras). A perturbação da linguagem mais frequente tem o nome de afasia, e as suas consequências estendem-se, não só ao utente, mas também à família e amigos.

Dada a estreita relação de interdependência entre linguagem e todas as dimensões biológica, cognitiva e social, é de esperar uma igual complexidade e variedade de perturbações que podem alterar a linguagem e influenciar, de alguma forma, a comunicação e interação entre as pessoas, com diferentes graus de gravidade. O estudo das perturbações adquiridas da linguagem é um processo complexo e deve considerar uma variedade de fatores.

Afetando profundamente a linguagem (oral e escrita) e por decorrência todos os processos a ela afetos (a própria identidade, a afetividade, atividades realizadas, o papel social), não é difícil imaginar o impacto da afasia na qualidade de vida das pessoas que com ela passam a conviver: a pessoa com afasia, os seus familiares e amigos bem como todo o meio social.

O Departamento de Linguagem no adulto da SPTF é o responsável pela dinamização da evolução do conhecimento das perturbações neurogénicas da linguagem em adultos. É constituído por um grupo de profissionais que pretende promover o aumento da qualidade e quantidade de produção científica por parte dos pares e outros profissionais de áreas afins à terapia da fala, com o intuito de fomentar a reflexão, partilha e aprendizagem para um apoio mais eficaz a pessoas com Afasia e suas famílias, contribuindo para a adoção de práticas baseadas na evidência.

Teleprática em Perturbações da Linguagem no Adulto: evidência científica

O Departamento de Linguagem no adulto organizou um capítulo do ebook “Teleprática  em Terapia da Fala“, que estará brevemente disponível, onde apresenta, detalhadamente, a evidência científica que suporta a teleprática nesta área clínica, de modo  orientar a teleprática dos Terapeutas da Fala que atuam com esta população.Tal como na terapia convencional, a maturidade profissional e experiência do terapeuta da fala são fundamentais na implementação da avaliação e das abordagens ou técnicas de tratamento que sejam adaptadas às necessidades individuais do doente. As mesmas devem contribuir para o bem-estar psicológico do doente e não devem causar frustração, diminuir a auto-estima ou deprimi-lo. A forma como estas abordagens ou técnicas são aplicadas acaba por ser mais importante do que a escolha das mesmas (Leal, Fonseca & Farrajota, 2002).

Para mais informação, consulte o separador Teleprática em Terapia da Fala.

Este ebook é exclusivo para associados SPTF.

Para o receber, gratuitamente, faça-se associado!

A EQUIPA: DEPARTAMENTO DA LINGUAGEM NO ADULTO

Filipa Miranda
Coordenador
Madalena Graça
Vice-Coordenador
Alexandra Afonso
Membro
Rita Gonçalves
Membro
Sofia Periquito
Membro

EVENTOS: LINGUAGEM NO ADULTO

TORNE-SE MEMBRO

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala!

SAIBA MAIS
INSCRIÇÃO
Go to Top