Loading...
Fluência2023-03-30T07:56:53+00:00

Fluência

A fluência é a capacidade de uma pessoa falar com facilidade, encadear sons, sílabas, palavras e frases na linguagem oral. A fala fluente, apesar da dificuldade na sua definição, caracteriza-se por um discurso com um fluxo natural, sem esforço associado, com uma velocidade de fala típica, percecionada como natural, em que podem ocorrer algumas hesitações, revisões ou reformulações.

A perturbação da fluência ou disfluência é uma condição multifatorial, com uma componente neurobiológica que afeta a forma como o cérebro processa a fala. Caracteriza-se por descontinuidades no discurso que poderão ser acompanhadas por alterações na velocidade de fala, desconforto e inibição comunicativa. Esta perturbação pode ter impacto na qualidade de vida da pessoa e interferir com a sua participação escolar, laboral e social.

O Departamento de Fluência da SPTF é o responsável pela dinamização da evolução do conhecimento das perturbações da fluência em crianças, jovens e adultos. É constituído por um grupo de profissionais que pretende promover o aumento da qualidade e quantidade de produção científica por parte dos pares e outros profissionais de áreas afins à terapia da fala, com o intuito de fomentar a reflexão, partilha e aprendizagem para um apoio mais eficaz a pessoas com perturbação da fluência e suas famílias, contribuindo para a adoção de práticas baseadas na evidência.

A EQUIPA: DEPARTAMENTO DA FLUÊNCIA

Elsa Soares
Coordenador
Helena Germano
Vice-Coordenador
Ana Andrade
Membro
Cátia Catita
Membro
Rita Valente
Membro

EVENTOS: FLUÊNCIA

Materiais para si

Consciencialização da gaguez

Sê resiliente

18 sugestões para viveres com a tua gaguez

Gaguez versus Disfluência Transitória

Neste dia do nosso Webinar, 24.2.2021, sobre “Intervenção em crianças que gaguejam em idade pré-escolar”, o Departamento de Fluência da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala divulga também a brochura desenvolvida sobre Gaguez e Disfluência Transitória.

Vejam também o vídeo de apresentação nas nossas redes sociais.

Português

Inglês

TORNE-SE MEMBRO

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala!

Go to Top