Loading...
DEGLUTIÇÃO 2018-07-05T14:14:43+00:00

Project Description

Deglutição

A deglutição é uma ação complexa que envolve atividade reflexa e voluntária de mais de 30 nervos e músculos. A deglutição baseia-se num conjunto de ações neuromotoras coordenadas que envolvem dois processos biológicos cruciais: o transporte do bolo alimentar da cavidade oral para o estômago e a proteção da via aérea inferior. Dada a sua complexidade, diferentes mecanismos (estruturais e/ou funcionais) podem comprometer a sua eficácia e eficiência, pondo em risco a integridade da saúde pulmonar e/ou nutricional do indivíduo.

A disfagia surge como uma perturbação do processo de deglutição em qualquer uma das suas fases (oral, faríngea e esofágica), podendo ter diferentes etiologias (neurológicas ou mecânicas) e afetar o indivíduo em qualquer etapa da sua vida. Revela-se como um comprometimento perturbador para o doente e desafiador para os profissionais de saúde envolvidos, pelo que o diagnóstico precoce e respetiva reabilitação são fundamentais na diminuição dos riscos e custos que lhes estão associados (diminuição da qualidade de vida obstrução das vias aéreas, pneumonia por aspiração, morte, desnutrição).

O Departamento de Deglutição da SPTF é o responsável pela dinamização da evolução do conhecimento das perturbações da deglutição em crianças, jovens e adultos. É constituído por um grupo de profissionais que pretende promover o aumento da qualidade e quantidade de produção científica por parte dos pares e outros profissionais de áreas afins à terapia da fala, com o intuito de fomentar a reflexão, partilha e aprendizagem para um apoio mais eficaz a pessoas com perturbação da deglutição e suas famílias, contribuindo para a adoção de práticas baseadas na evidência.

A EQUIPA: DEPARTAMENTO DA DEGLUTIÇÃO

Sílvia Hitos
Coordenador
Teresa Sameiro
Vice-Coordenador
Bárbara Sobral
Membro
Helena Santos
Membro
Vera Mangas
Membro

EVENTOS: DEGLUTIÇÃO

Eventos Passados: Terapia da Fala

Saiba quais os eventos mais pertinentes à Terapia da Fala que a Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF) já organizou até à data.

TORNE-SE MEMBRO

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala!

SAIBA MAIS
INSCRIÇÃO