Loading...
Motricidade Orofacial2024-04-08T09:39:36+00:00

Motricidade Orofacial

A Motricidade Orofacial abrange o estudo, habilitação e a reabilitação dos aspetos estruturais e funcionais, das regiões orofaciais e cervicais permitindo uma compreensão holística das condições anatómicas e funcionais do sistema estomatognático. O crescimento e desenvolvimento da face e das estruturas do sistema estomatognático não dependem apenas de fatores genéticos, mas também de estímulos externos que estão inseridos nas funções deste sistema: respiração, sucção, mastigação, deglutição, fala, mímica facial, entre outras.

Qualquer alteração namotricidade orofacial poderá levar a um desequilíbrio do sistema estomatognático, nomeadamente alterações nos músculos orofaciais e suas respetivas funções, com um impacto negativo tanto na saúde oral como na saúde global de cada indivíduo. Abrange o desenvolvimento desde o período gestacional até ao processo natural de envelhecimento.

O Departamento de Motricidade Orofacial da SPTF é o responsável pela dinamização da evolução do conhecimento do sistema miofuncional orofacial relacionado com as funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição, fala e outras funções, nos diferentes ciclos da vida. É constituído por um grupo de profissionais que pretende promover o aumento da qualidade e quantidade de produção científica por parte dos pares e outros profissionais de áreas afins à terapia da fala, com o intuito de fomentar a reflexão, partilha e aprendizagem para um apoio mais eficaz a pessoas com perturbação da motricidade orofacial e suas famílias, contribuindo para a adoção de práticas baseadas na evidência.

A EQUIPA: DEPARTAMENTO DA MOTRICIDADE OROFACIAL

Filipe Vicente
Coordenador
Daniela Vieira
Vice-Coordenador
Ana Claúdia Lopes
Membro
Joana Silva
Membro
Susana Tagarro
Membro

EVENTOS: MOTRICIDADE OROFACIAL

24 de Setembro de 2022 Intervenção do Terapeuta da Fala na Alteração Miofuncional Orofacial

A patologia miofuncional oral é multifatorial, obrigando a uma atuação sistémica e integrativa. Esta formação aborda a prática dos terapeutas da fala na alteração miofuncional associada a maloclusões dentárias, abordando diferentes metodologias e técnicas de intervenção, realidades e experiências profissionais diferentes, bem como análise de casos clínicos.

26 de Março de 2022 Atuação colaborativa nas alterações do freio lingual no bebé e na criança

O tema da alteração do freio lingual (anquiloglossia) tem vindo a ser cada vez mais discutido internacionalmente, contribuindo para o aumento de pesquisas recentes relacionadas com os impactos da mesma, não só na amamentação, como em alterações no desenvolvimento craniofacial, oclusão, respiração, fala, entre outros. O Departamento de Motricidade Orofacial da SPTF sentiu necessidade de organizar um curso que proporcione uma clara compreensão das temáticas relacionadas com a anquiloglossia, nomeadamente, como a definir, identificar e compreender os impactos que esta pode ter em determinadas funções motoras e na oclusão, no bebé e na criança

Dia Mundial da Motricidade Orofacial 2021

Impacto da Pandemia Covid-19 na respiração e na deglutição

Para comemorar o Dia Mundial da Motricidade Orofacial 2021, entrevistamos algumas pessoas para compreender o impacto da Pandemia Covid-19 na respiração e na deglutição. Partilhamos convosco as suas opiniões, quer na opinião do doente quer na opinião do profissional de saúde

Materiais para si

Sabia que mastigar é mais do que desfazer um alimento? Será que mastiga de um só lado? Ou dos dois? O que pode estar a alterar a sua mastigação?  Mastigar beneficia o equilíbrio muscular da face, promove a saúde oral e facilita o processo digestivo.
A mastigação é uma das funções oromotoras alvo de estudo e intervenção do terapeuta da fala.

DIA MUNDIAL DA MOTRICIDADE OROFACIAL 2020

Hábitos orais na infância: da prevenção ao tratamento

O bebé nasce com apetência para se autorregular, levando os dedos à boca, e sendo este o primeiro comportamento de integração sensoriomotora. Com a chupeta consegue igualmente a sensação de autorregulação. Contudo, ao longo do desenvolvimento este comportamento vai desaparecendo porque deixa de ser uma necessidade do bebé.

Hábitos orais são comportamentos prazerosos que ao se prolongarem no tempo ou se forem realizados com muita intensidade e frequência, estimulam contrações musculares atípicas. Através dos seguintes links pode saber mais acerca das alterações associadas às estruturas (veja o que diz o médico dentista) e às funções orais (veja o que diz a terapeuta da fala) relacionadas com a presença de hábitos orais.

40% dos casos que apresentam hábitos orais, têm alterações na fala que carecem de intervenção. Esta alteração de fala é por vezes o que motiva os pais a procurarem ajuda (assista ao testemunho de uma mãe).

Alerta do Dr. Rowney para a presença de hábitos orais deletérios (nocivos) na primeira infância.

Rowney Furfuro, MD, Ortodontista

Nada melhor para iniciar a divulgação deste dia, o testemunho de uma mãe.

Mãe

O testemunho do terapeuta da fala, dado pela coordenadora do departamento de motricidade orofacial Débora Franco.

Débora Franco, PhD, TF

TORNE-SE MEMBRO

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala!

Go to Top