Voz
A Voz é um dos elementos centrais da comunicação humana, estando presente nas mais variadas formas de expressão e interação em contextos sociais, profissionais e artísticos. Assim, ter uma voz saudável contribui para a qualidade de vida e para a funcionalidade comunicativa.
A produção vocal é uma experiência única e individual. Cada um de nós expressa-se vocalmente de acordo com as características da sua condição física, da constituição psicológica e ainda de acordo com o meio em que vivemos. Comunicar pensamentos e emoções é um dos eventos mais importantes do ser humano, a base de sobrevivência psicológica e social, e a voz constitui-se como o seu principal veículo. No sentido mais lato, a voz, pode ser definida fisiologicamente como um som audível resultante da atividade laríngea, com inter-relação complexa entre pressão e velocidade do fluxo de ar expiratório (influenciam a intensidade), os diferentes padrões de adução e abdução das pregas vocais (influenciam a sonoridade) e as propriedades de reflexão e configuração das estruturas do trato vocal (influenciam a ressonância).
A disfonia, ou perturbação da voz, é uma condição de saúde muito comum que pode comprometer a qualidade da comunicação e, consequentemente, a relação social do indivíduo, afetando diretamente a sua qualidade de vida, podendo ocorrer em qualquer altura do ciclo de vida O impacto de uma alteração vocal na qualidade de vida depende da importância da voz relacionada a diversos fatores particulares, inclusive seu uso na profissão, sem necessariamente apresentar relação direta com o grau da disfonia.
O Departamento de Voz da SPTF é o responsável pela dinamização da evolução do conhecimento das perturbações da voz em crianças, jovens e adultos. É constituído por um grupo de profissionais que pretende promover o aumento da qualidade e quantidade de produção científica por parte dos pares e outros profissionais de áreas afins à terapia da fala, com o intuito de fomentar a reflexão, partilha e aprendizagem para um apoio mais eficaz a pessoas com perturbação da voz e suas famílias, contribuindo para a adoção de práticas baseadas na evidência.

A EQUIPA: DEPARTAMENTO DA VOZ

Atendimento em Voz no âmbito da Covid-19
No âmbito da doença Covid-19, os diversos locais onde o Terapeuta da Fala desempenha as suas funções tiveram que ajustar as normas de higiene e segurança.
Os Terapeutas da Fala que atuam na área da Voz têm igualmente de ajustar-se e adotar medidas específicas.
O Departamento de Voz desenvolveu um documento de acesso livre com recomendações para Terapeutas da Fala que atuam em contexto de laringologia e voz.
Vídeos e Materiais informativos
O Departamento de Voz tem vindo a desenvolver vários vídeos informativos no âmbito da intervenção do Terapeuta da Fala com populações específicas e das comemorações do Dia Mundial da Voz. Veja os recursos que temos disponíveis.


DIA MUNDIAL DA VOZ 2019
Campanha LARINGECTOMIA TOTAL: o início de uma nova vida
EVENTOS: VOZ
19 de junho de 2021 Reabilitação fisiológica da voz baseada em evidência
Oportunidade única de atualização em intervenção vocal, neste webinar teórico-prático com o Prof. Marco Guzman da Universidade do Chile. A terapia vocal fisiológica é uma abordagem holística de reeducação e otimização vocal que tem por objetivo equilibrar os três sistemas de produção de voz: respiração, fonação e ressonância. Pretende-se discutir os alcances e limitações desta abordagem à luz do conhecimento científico.
Mensal 2021 Campanha DE FACTO
Campanha mensal de exploração DE FACTOS á volta da voz