Project Description
Linguagem no Adulto
A linguagem é o sistema dinâmico e complexo de símbolos convencionais utilizado de diferentes formas para a comunicação e o pensamento. A capacidade de participar e de lidar com a vida quotidiana é fortemente influenciada pelo domínio da Linguagem.
As alterações da linguagem podem também ocorrer nos adultos, sendo neste caso uma patologia adquirida, decorrente de uma lesão cerebral (AVC, tumores, traumatismos, entre outras). A perturbação da linguagem mais frequente tem o nome de afasia, e as suas consequências estendem-se, não só ao utente, mas também à família e amigos.
Dada a estreita relação de interdependência entre linguagem e todas as dimensões biológica, cognitiva e social, é de esperar uma igual complexidade e variedade de perturbações que podem alterar a linguagem e influenciar, de alguma forma, a comunicação e interação entre as pessoas, com diferentes graus de gravidade. O estudo das perturbações adquiridas da linguagem é um processo complexo e deve considerar uma variedade de fatores.
Considerando que podem ocorrer alterações profundas da linguagem (oral e escrita), não é difícil imaginar o impacto da afasia na qualidade de vida das pessoas que com ela passam a conviver: a pessoa com afasia, os seus familiares e amigos bem como todo a comunidade.
O Departamento de Linguagem no adulto da SPTF é responsável pela dinamização da evolução do conhecimento das perturbações neurogénicas com impacto linguagem em pessoas adultas. Tem como missão promover a reflexão, partilha e aprendizagem científica que contribuam para a adoção de práticas baseadas na evidência e, desta forma, possam fomentar um apoio mais eficaz a pessoas com alterações adquiridas da linguagem e às suas famílias.

A EQUIPA: DEPARTAMENTO DA LINGUAGEM NO ADULTO
EVENTOS: LINGUAGEM NO ADULTO
7 Julho – Lançamento do livro “Afasia e Comunicação Após Lesão Cerebral”
A Editora Papa-Letras, a SPTF e a APTF convidam para o lançamento do livro "Afasia e Comunicação Após Lesão Cerebral", no dia 7 de Julho 2018, na Fundação D. Pedro IV, em Lisboa. Apareça.