A FALA DEPOIS DO AVC

Local

Hospital Nossa Sra. do Rosário, Barreiro

Data

24 de Maio de 2019

Data limite para inscrição: 20 de maio

Horário:

14.00 às 17.00 horas

Descrição

O acidente vascular cerebral (AVC) é a principal causa de alterações na fala e comunicação no adulto. Para falar é necessário um ato motor, que é comandado pelo sistema nervoso (planeamento e execução), e está dependente ou associado a uma capacidade cognitiva/linguística de combinar os diferentes sons da língua por forma a gerar uma palavra ou enunciado com significado.  O AVC pode afetar qualquer uma das componentes implicadas na produção de fala, de forma transitória ou permanente, podendo em casos mais graves, mudar radicalmente a forma como a pessoa comunicará para o resto da sua vida.

A SPTF pretende com esta iniciativa contribuir para a sensibilização da população em geral para esta realidade, explicar e discutir numa linguagem acessível quais as alterações da fala e comunicação mais comuns após um AVC, comentar o seu caracter transitório e/ou mutável e partilhar estratégias que possam munir o cidadão comum de ferramentas para ser um melhor comunicador numa sociedade que se ambiciona cada vez inclusiva. Esta é uma iniciativa que se encontra no âmbito da prevenção primária em saúde.

A realização deste tipo de atividades formativas direcionadas para a população em geral em parceria com o Hospital da Nossa Senhora do Rosário, Centro Hospital Barreiro Montijo, apresenta-se para  a SPTF como um privilégio que permite o acesso não apenas à população em geral mas, em particular, a uma comunidade com interesse particular no que diz respeito ao conhecimento sobre cuidados de saúde, a gestão da doença e a minimização do impacto negativo do doença no próprio, família e amigos.

Programa:

  • Apresentação breve da SPTF e contextualização da sua missão no âmbito da presente iniciativa
  • Quais as principais alterações da fala após o AVC?
    • Qual a sua natureza?
      • transitória ou permanente?
      • Mutável ou imutável?
    • Como comunicar melhor com alguém que sofreu um AVC que afetou a fala?
    • Qual o papel do Terapeuta da fala?
      • Enquanto amigo e familiar, que perguntas devo fazer?
      • Será benéfico acompanhar um adulto à terapia fala?

Inscrições:

A participação é totalmente GRATUITA.

Solicitamos inscrição de forma a não ultrapassar o limite da sala.

Faça a sua inscrição através do questionário abaixo

PARTICIPE

Registe-se usando o formulário abaixo e iremos entrar em contacto consigo nos próximos dias a confirmar a sua inscrição.

apenas para não associados

Partilhe este evento

TORNE-SE MEMBRO

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala!