Loading...
FALA2018-07-05T14:17:59+00:00

Project Description

Fala

A fala é caraterizada pela atividade de utilizar a linguagem oral recorrendo a sons e palavras que sejam comuns a uma comunidade, para que todos possam ser compreendidos. Para que ocorra articulação dos sons, é necessário que exista um equilíbrio na coordenação dos movimentos neuromusculares orais, mais especificamente nos órgãos da respiração (pulmões, traqueia, faringe, boca e nariz) e da articulação (lábios, língua, palato duro, palato mole, alvéolos, dentes e fossas nasais).

A fala pode ser caracterizada quanto à articulação (produção de sons realizada pelos articuladores), ressonância (equilíbrio do fluxo aéreo entre o nariz e a boca), voz (é produzida pela vibração das pregas vocais na laringe), fluência/ritmo (diz respeito ao débito) e prosódia (está relacionada com a acentuação e entoação das palavras e frases que transmitem emoções e atitudes). É fundamental que a criança aprenda tanto os movimentos físicos ao nível da produção e da perceção, independentemente do seu significado (fonética), bem como os aspetos organizacionais ou estruturais do sistema de sons da língua (fonologia).

As perturbações dos sons da fala podem decorrer de uma dificuldade motora/articulatória relacionada com uma alteração musculoesquelética ou com o conhecimento intuitivo e com a organização mental das diferentes unidades fonológicas, deficitários ou ainda em fase de desenvolvimento. As dificuldades de produção podem surgir devido a um fator isolado ou a uma combinação de fatores, entre os quais se destacam fonéticos (articulação), fonémicos (cognitivo-linguístico), estruturais (craniofacial), percetuais ou neuro-motores.

O Departamento de Fala da SPTF é o responsável pela dinamização da evolução do conhecimento das perturbações dos sons da fala em crianças, jovens e adultos. É constituído por um grupo de profissionais que pretende promover o aumento da qualidade e quantidade de produção científica por parte dos pares e outros profissionais de áreas afins à terapia da fala, com o intuito de fomentar a reflexão, partilha e aprendizagem para um apoio mais eficaz a pessoas com perturbação dos sons da fala e suas famílias, contribuindo para a adoção de práticas baseadas na evidência.

A EQUIPA: DEPARTAMENTO DA FALA

Tânia Reis
Coordenador
Ana Rita Cardoso
Vice-Coordenador
Joana Rombert
Membro
Rita Loureiro
Membro
Sandra Ramos
Membro

EVENTOS: FALA

24 de Maio 2019 A Fala depois do AVC

Contribuir para a sensibilização da população em geral para esta realidade, explicando e discutindo numa linguagem acessível quais as alterações da fala e comunicação mais comuns após um AVC, comentar o seu caracter transitório e/ou mutável e partilhar estratégias que possam munir o cidadão comum de ferramentas para ser um melhor comunicador numa sociedade que se ambiciona cada vez inclusiva. Esta é uma iniciativa que se encontra no âmbito da prevenção primária em saúde.

23 Outubro – Fala: Perturbações e Prevenção

Da Avaliação Clínica da Deglutição ao Diagnóstico; Terapia da Fala - indicação, estabelecimento de objectivos e identificação dos limites terapêuticos; Uso de novos recursos na população pediátrica

TORNE-SE MEMBRO

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala!

SAIBA MAIS
INSCRIÇÃO