Loading...
MOTRICIDADE OROFACIAL2020-08-06T23:13:08+00:00

Project Description

Motricidade Orofacial

A Motricidade Orofacial abrange o estudo, habilitação e a reabilitação dos aspetos estruturais e funcionais, das regiões orofaciais e cervicais permitindo uma compreensão holística das condições anatómicas e funcionais do sistema estomatognático. O crescimento e desenvolvimento da face e das estruturas do sistema estomatognático não dependem apenas de fatores genéticos, mas também de estímulos externos que estão inseridos nas funções deste sistema: respiração, sucção, mastigação, deglutição, fala, mímica facial, entre outras.

Qualquer alteração namotricidade orofacial poderá levar a um desequilíbrio do sistema estomatognático, nomeadamente alterações nos músculos orofaciais e suas respetivas funções, com um impacto negativo tanto na saúde oral como na saúde global de cada indivíduo. Abrange o desenvolvimento desde o período gestacional até ao processo natural de envelhecimento.

O Departamento de Motricidade Orofacial da SPTF é o responsável pela dinamização da evolução do conhecimento do sistema miofuncional orofacial relacionado com as funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição, fala e outras funções, nos diferentes ciclos da vida. É constituído por um grupo de profissionais que pretende promover o aumento da qualidade e quantidade de produção científica por parte dos pares e outros profissionais de áreas afins à terapia da fala, com o intuito de fomentar a reflexão, partilha e aprendizagem para um apoio mais eficaz a pessoas com perturbação da motricidade orofacial e suas famílias, contribuindo para a adoção de práticas baseadas na evidência.

Teleprática em Perturbações da Motricidade Orofacial: evidência científica

O Departamento de Motricidade Orofacial organizou um capítulo do ebook “Teleprática  em Terapia da Fala“, que estará brevemente disponível, onde apresenta, detalhadamente, a evidência científica que suporta a teleprática nesta área clínica, de modo a evitar, diminuir ou limitar o impacto das medidas de emergência decretadas pelo Estado de Emergência Nacional nas pessoas, famílias, cuidadores e demais elementos envolvidas na prestação de cuidados de saúde. Para mais informação, consulte o separador Teleprática em Terapia da Fala.

Este ebook é exclusivo para associados SPTF.

Para o receber, gratuitamente, faça-se associado!

A EQUIPA: DEPARTAMENTO DA MOTRICIDADE OROFACIAL

Débora Franco
Coordenador
Ana Marques
Vice-Coordenador
Ana Paris Leal
Membro
Mariana Carvalho
Membro
Susana Tagarro
Membro

EVENTOS: MOTRICIDADE OROFACIAL

DIA MUNDIAL DA MOTRICIDADE OROFACIAL 2020

Hábitos orais na infância: da prevenção ao tratamento

O bebé nasce com apetência para se auto-regular, levando os dedos à boca, e sendo este o primeiro comportamento de integração sensoriomotora. Com a chupeta consegue igualmente a sensação de auto-regulação. Contudo, ao longo do desenvolvimento este comportamento vai desaparecendo porque deixa de ser uma necessidade do bebé.

Hábitos orais são comportamentos prazerosos que ao se prolongarem no tempo ou se forem realizados com muita intensidade e frequência, estimulam contrações musculares atípicas. Através dos seguintes links pode saber mais acerca das alterações associadas às estruturas (veja o que diz o médico dentista) e às funções orais (veja o que diz a terapeuta da fala) relacionadas com a presença de hábitos orais.

40% dos casos que apresentam hábitos orais, têm alterações na fala que carecem de intervenção. Esta alteração de fala é por vezes o que motiva os pais a procurarem ajuda (assista ao testemunho de uma mãe).

Veja os vídeos que fizemos para si!

Alerta do Dr. Rowney para a presença de hábitos orais deletérios (nocivos) na primeira infância.

Rowney Furfuro, MD, Ortodontista

Nada melhor para iniciar a divulgação deste dia, o testemunho de uma mãe.

Mãe

O testemunho do terapeuta da fala, dado pela coordenadora do departamento de motricidade orofacial Débora Franco.

Débora Franco, PhD, TF

TORNE-SE MEMBRO

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala!

SAIBA MAIS
INSCRIÇÃO