Comunicação Aumentativa
A comunicação é uma atividade do quotidiano que se entrelaça de forma tão completa em todas as dimensões da vida humana que, por vezes, nos esquecemos da sua presença, importância e complexidade (Littlejohn, Foss & Oetzel, 2017).
Comunicar é processo através do qual se partilham mensagens com o propósito de gerar e negociar significados e, segundo o ponto de vista transacional, comunicar consiste numa troca, num conjunto de comportamentos e, consequentemente, não se concretiza numa ação única ou num produto imutável ao longo do tempo.
A comunicação não é algo tangível que se possa agarrar ou segurar, mas sim uma dinâmica interpessoal em que participamos e da qual nos tornamos parte.
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Ao advogar a comunicação como um processo, assume-se que não é possível olhar para qualquer comportamento comunicativo, em particular, de forma instantânea e superficial, alcançando uma compreensão completa do que está a acontecer (Pearson, Nelson, Titsworth & Hosek, 2017).
Seguindo o paradigma transacional, o processo comunicativo pode ser representado tal como o esquema abaixo (imagem 1).
![Imagem3](https://sptf.org.pt/wp-content/uploads/2020/11/Imagem3.png)
Imagem 1. Modelo Transacional de Comunicação, adaptado por João Canossa Dias de West e Turner (2010) e de Adler e Proctor II (2011) in Dias, J., Mineiro, A., & Damen, S. (2020).
Comunicar é um dos Direitos Humanos fundamentais – consagrado, também, pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006).
É fundamental para todos os aspetos da vida de cada um e das comunidades e uma base importantíssima para o desenvolvimento, aprendizagem e participação social.
Ser um comunicador eficaz permite (Light, J., & McNaughton, D. (2014):
- regular os próprios comportamentos e os dos demais;
- expressar pensamentos e emoções;
- pedir e receber informações;
- criar e manter relacionamentos;
- tomar decisões;
- recusar ou rejeitar;
- participar em atividades sociais;
- ser ouvido e compreendido:
- manifestar a individualidade de cada um;
- ser um membro ativo da comunidade;
É, contudo, uma realidade que nem todas as pessoas acedem ao processo comunicativo com a mesma facilidade, eficácia e riqueza, apresentando necessidades complexas de comunicação (NCC).
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As pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC) podem apresentar (Beukelman, D. and Mirenda, P., 2013):
- maior necessidade de um suporte por parte dos parceiros de comunicação para participarem de forma ativa nas trocas comunicativas;
- restrições à participação em interações comunicativas porque se expressam através de comportamentos comunicativos pré-verbais, menos convencionais ou até multimodais, de mais difícil interpretação pelos parceiros;
- maiores dificuldades na compreensão de enunciados dos interlocutores e maior necessidade de pistas adicionais por parte destes;
- necessidades de apoio na comunicação temporárias, ou persistentes ao longo das várias fases da vida;
- dificuldades associadas a patologia adquirida ou relacionadas com alterações do neurodesenvolvimento;
Fundamental, é que esta população beneficie de trocas comunicativas acessíveis e enriquecedoras e que os parceiros de comunicação recebam o apoio necessário para prevenir o isolamento social frequentemente sentido por aqueles que se deparam com desafios ao sucesso e qualidade da interação comunicativa (Forster, 2008).
Perante as dificuldades na comunicação e de forma a responder às necessidades comunicativas dos variados parceiros, desde o mais dependente ao mais independente, uma das abordagens disponíveis é o recurso à Comunicação Aumentativa (CA).
Trata-se de um conjunto de ferramentas e estratégias com a finalidade de superar desafios comunicativos diários dos vários tipos de comunicadores.
A CA pode assumir várias formas pertencendo a uma rede multimodal:
- fala
- contactos visuais
- gestos
- símbolos pictográficos
- escrita
- expressões faciais
- toque
- fotografias
- objetos e partes de objetos
- sintetizadores ou digitalizadores de fala
- Outros
Por norma, um Sistema de CA recorre a vários recursos e formas de comunicação, de acordo com o contexto e parceiro de comunicação, numa dinâmica flexível que tem em vista o sucesso da troca de informação.
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![Imagem12](https://sptf.org.pt/wp-content/uploads/2021/01/Imagem12-400x265.png)
![Imagem13](https://sptf.org.pt/wp-content/uploads/2021/01/Imagem13-400x300.png)
A comunicação eficaz ocorre quando as intenções e significados dos parceiros são compreendidos, alcançando-se um entendimento comum, um “espaço partilhado”, entre comunicadores. A forma é menos importante do que a função … o entendimento mútuo da mensagem partilhada (Burkhart, S/D).
![Imagem14](https://sptf.org.pt/wp-content/uploads/2021/01/Imagem14-400x283.png)
![imagem CA alterada](https://sptf.org.pt/wp-content/uploads/2020/11/imagem-CA-alterada.png)
![Imagem2 CA](https://sptf.org.pt/wp-content/uploads/2020/11/Imagem2-CA.png)
O Departamento de Comunicação Aumentativa da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala é composto por um grupo de profissionais apaixonados por esta temática, com objetivo de produzir e divulgar conteúdo de qualidade científica, partilhando e contribuindo para o aumento do conhecimento dos demais colegas na adoção de práticas baseadas na evidência na área da comunicação.
Tem como principais objetivos:
- Contribuir para a geração de conhecimento científico na área da CA.
- Disseminar informação sobre CA para cuidadores/as e profissionais;
- Colaborar em eventos de âmbito profissional e científico na área da CA;
- Potenciar parcerias com entidades nacionais e internacionais com atuação na área da CA;
- Promover a visibilidade nacional e internacional da CA;
- Promover o crescimento profissional de terapeutas da fala na área da CA;
Porque a comunicação é uma área que a todos interessa e que de todos depende para conduzir ao sucesso a comunicação, embarquemos juntos nesta viagem!
A Equipa: Departamento de Comunicação Aumentativa
Eventos: Comunicação Aumentativa
21 outubro 2023 I Bootcamp de CA
Este programa de formação intensiva foi concebido para aumentar os seus conhecimentos e competências acerca da intervenção com recurso à comunicação aumentativa (CAA). Neste curto mas impactante bootcamp, ficará a conhecer os princípios fundamentais, as técnicas de avaliação e as ferramentas de CAA que podem permitir a construção de interações mais significativas e eficazes com a pessoa com Necessidades Complexas de Comunicação, com forte impacto na sua qualidade de vida.
5 de Fevereiro de 2022 CA entre nós: Diferentes soluções, para diversos tipos de comunicadores
Se, perante um/a potencial candidato à utilização de Comunicação Aumentativa (CA), já se questionou sobre: (1) … os diferentes tipos de comunicadores que podem ser candidatos ao uso de um Sistema de Comunicação Aumentativa (SAC)?; (2) … que objetivos serão mais indicados para cada perfil de comunicação?; (3) … quais as estratégias para assegurar o sucesso da implementação de um SAC?; (4)… como podem contribuir os parceiros para o uso do SAC nos mais diversos contextos? … Junte-se a nós no webinar “CA entre nós: Diferentes soluções, para diversos tipos de comunicadores“, no dia 17 de dezembro pelas 18:00h!
17 de abril de 2021 Processo de tomada de decisão em CA
Naquele que será um momento de partilha entre vários elementos que podem constituir o processo de tomada de decisão em comunicação aumentativa, pretende.se identificar fundamentos, fases e desafios, assim como o contributo de todos ao longo deste processo