I Processo formal de candidatura

1. Envio

a) Os resumos deverão ser submetidos na plataforma de submissão de resumos, clicando no botão de submissão no fim da página ou na página principal do evento.
b) Não serão aceites resumos por outros meios (email, papel ou outro).

c) Os autores deverão selecionar o formato do seu trabalho (comunicação oral ou poster) ainda que, a comissão científica possa deliberar alteração à proposta efetuada pelos autores.
d) Os resumos deverão ser submetidos até às 23h59 do dia 30 de Setembro de 2022.

2. Notificação

a) Os autores serão notificados automaticamente/imediatamente da receção do resumo, por correio eletrónico. Caso não seja rececionado na caixa ‘Recebidos’, por favor, verifique a sua caixa SPAM.
b) Na eventual ausência de notificação, os autores deverão reclamar, imediatamente, para o email geral@sptf.org.pt

3. Avaliação e Revisão

a) Os trabalhos serão avaliados por peritos, membros da Comissão Científica das I Jornadas.
b) Os revisores não serão informados dos nomes e instituições dos autores (e vice-versa).
c) Será feita Avaliação e Revisão, expressa em: (i) “Aceitação”, (ii) “Aceitação condicionada” ou (iii) “Rejeição, sem recurso”.
d) Os autores serão informados da decisão da Comissão Científica do Congresso até ao dia 15 de Outubro de 2022.
e) No caso dos resumos que necessitem de reformulação, os autores terão 5 dias úteis a partir da data de receção para resubmeterem o trabalho.
f) Os trabalhos aceites até 15 de Outubro de 2022, carecem de inscrição do autor até 20 de Outubro de 2022, sendo automaticamente excluídos se tal não se verificar.

 

II Normas para Elaboração de Resumos

O resumo será apresentado em texto livre, com a estrutura indicada abaixo.

1. Título do trabalho

O título deverá ser claro e informativo, e representativo do conteúdo do trabalho. Não terá iniciais ou siglas, nem deverá exceder 20 palavras.

2. Autores

a) O resumo deverá incluir o nome próprio e apelido de todos os autores, sem iniciais ou títulos académicos.
b) O nome do autor-apresentador deverá constar em maiúsculas.

3. Afiliações (designação, cidade, país).

As instituições diretamente envolvidas no trabalho devem ser mencionadas (instituições académicas, científicas, profissionais ou outras).
A inclusão e compromisso do nome das instituições é da responsabilidade dos autores.

4. Endereço de correio eletrónico

O endereço eletrónico fornecido deverá ser estável e de consulta regular (seja pessoal ou institucional) e não deverá inviabilizar a sua disponibilização pública. O endereço de correio eletrónico associado à submissão de resumo efetuada deverá corresponder ao email da inscrição do autor-apresentador, pois o cruzamento entre “trabalho submetido” e “inscrição” é feito de forma automática, através do email.

5. Telefone

Deverá ser indicado um número de telemóvel para eventual necessidade de contacto. O mesmo não será divulgado.

6. Corpo estruturado

a) O corpo estruturado do resumo terá um limite máximo de 300 palavras.
b) A redação e referenciação deverão obedecer às normas APA (https://apastyle.apa.org/). Poderão incluir-se tabelas ou figuras, se estritamente necessário. Não se recomenda o uso de siglas, ainda que comuns no campo da terapia da fala. No final do resumo, deverão ser incluídas 3 a 5 palavras-chave (palavras ou expressões).
c) O corpo do resumo deverá apresentar uma estrutura típica e ser escrito em parágrafos sucessivos, não numerados e sem linhas de intervalo. Assim, deverá conter: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusões. Os trabalhos que não se ajustem a esta tipologia deverão adotar uma estrutura adequada às necessidades – um “caso clínico”, por exemplo, poderá obedecer à estrutura (i) Introdução, (ii) Descrição do caso clínico, e (iii) Conclusões.

Faça a sua submissão aqui

DATAS IMPORTANTES

Aceitação de submissões até 30 de setembro 2022

Resposta de aceitação dos trabalhos até 15 de outubro 2022

Inscrições para  autores até 20 de outubro 2022