Audição

Um Departamento da SPTF

Audição

A audição é o primeiro dos cinco sentidos desenvolvido pelo ser humano. Tem um papel determinante nos processos de perceção, da fala e da comunicação, facilitando assim a interação com as pessoas que estão à nossa volta.

A audição é um sentido inteligente que funciona como um recetor especializado que recebe e interpreta os estímulos externos.

A perturbação ou alteração de Audição pode estar presente desde o nascimento, ocorrer durante infância ou mais tarde em qualquer momento da vida. As causas da perda da audição são variadas, assim como os seus sintomas. A sua perda ou comprometimento, interfere de forma importante na comunicação e na qualidade de vida das pessoas.

logo SPTF - Sociedade Portuguesa da Terapia da Fala

Departamento da Audição

O que fazemos no Departamento da Audição da SPTF – Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala

O Departamento de Audição da SPTF é o responsável pela dinamização da evolução do conhecimento do impacto da surdez e das alterações do processamento auditivo na comunicação humana.

É constituído por um grupo de profissionais que pretende promover o aumento da qualidade e quantidade de produção científica por parte dos pares e outros profissionais de áreas afins à terapia da fala.

O nosso intuito é fomentar a reflexão, partilha e aprendizagem para um apoio mais eficaz a crianças, jovens e adultos com perturbações da Comunicação decorrentes de surdez ou perturbações do processamento auditivo, contribuindo para a divulgação e adoção de práticas baseadas na evidência.

quer saber mais sobre esta área?

Abaixo pode encontrar alguns materiais úteis. Caso ainda não seja membro da SPTF, descubra as vantagens.

A Audição e o Desenvolvimento da Linguagem

A surdez é o défice sensorial mais frequente na população mundial afetando mais de 430 milhões de pessoas segundo dados da Organização Mundial de Saúde em março de 2021. Estima-se que 1 a 3 em cada 1000 bebés recém-nascidos saudáveis nasce com surdez bilateral significativa. Em recém-nascidos de risco os números são muito mais expressivos: 20 a 40 em cada 1000 bebés podem apresentar alterações auditivas.

A surdez caracteriza-se por limitação da perceção de sons. Dificuldades na perceção dos sons da fala podem ter consequências negativas a nível do desenvolvimento típico da comunicação, da linguagem, da sociabilização e da aprendizagem da leitura e escrita. A perceção de fala implica a perceção de sons de diferentes frequência e intensidades, com grande variabilidade de poder acústico.

A frequência do som indica se é mais agudo ou grave. Os sons da fala têm frequências que estão concentradas entre os 500 e os 4000 Hertz (Hz).

A intensidade dos sons, ou seja, se os sons são altos ou baixos, é medida em decibéis (dB). Considera-se que há perda auditiva se há dificuldade em detetar sons nas várias frequências auditivas com intensidade maior que 20 décibeis. A surdez pode ser caraterizada relativamente a diferentes parâmetros. Na tabela seguinte, apresenta-se a classificação dos graus de perda auditiva.

Graus de perda auditiva segundo classificação do International Bureau for Audiophonology SPTF Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala

Tipos de Surdez

No que se refere ao tipo, a surdez pode ser de condução, neurossensorial ou ter componentes de ambos os tipos e ser uma surdez mista.

As alterações neurossensoriais indicam alterações nas células da cóclea que transformam o som em impulso elétrico e o conduzem ao cérebro não funcionam corretamente.

A surdez neurossensorial é, até ao momento, irreversível. Há ajudas técnicas específicas para estas limitações auditivas que permitem o acesso auditivo.

SPTF Departamento Audição imagem ouvido da Sociedade Portuguesa da Terapia da Fala

Audição e Surdez nas Crianças

A audição é essencial para o desenvolvimento da linguagem oral e da fala. Os bebés adquirem linguagem/fala por imersão linguística, ou seja, quando participam em atividades contextualizadas em que é usada linguagem com parceiros mais competentes. É desta forma que vão associando as palavras aos conceitos e que se vão apercebendo das características acústicas dos sons do ambiente e da fala.

As implicações ao nível da aquisição de linguagem e fala dependerão do tipo de e grau de limitação auditiva que a criança apresenta, das características do ambiente e do uso de ajudas técnicas nos casos em que são recomendadas. Mesmo as crianças que apenas têm ou tiveram otites muito frequentes (2 ou 3 num ano) podem apresentar dificuldades em discriminar sons de fala muito parecidos.

É essencial um acompanhamento médico especializado assim como intervenção precoce (entre os três e os seis meses de idade segundo o RANU) especialmente nos casos de perda auditiva bilateral significativa.

Uma vez que o conhecimento dos sons da fala é a base da aprendizagem da leitura e escrita da maior parte dos métodos usados, muitas vezes as crianças com limitações auditivas precisam de suporte educativo e terapêutico adicional.

As causas de perda auditiva em bebés podem ser variadas:

Infeções durante a gravidez, como toxoplasmose ou citomegalovírus;

Diabetes gestacional, uso de álcool ou drogas durante a gravidez;

Prematuridade;

Complicações no parto;

Uso de antibióticos ototóxicos durante a gravidez ou primeiros meses de vida do bebé;

Causas genéticas (mais de 50% dos casos).

SPTF audição nos bebés perda de capacidade auditiva nas crianças surdez no bebé terapia da fala SPTF

Sinais de Alerta na Infância

Há sinais a que é importante estar atento porque é essencial detetar alterações auditivas precocemente. As recomendações para o Rastreio Auditivo Neonatal Universal (RANU), indicam que TODAS as crianças nascidas em Portugal devem ter a sua audição rastreada nos primeiros 30 dias de vida.

Nos primeiros meses de vida o bebé deve:

Reagir a sons intensos;
Acordar quando ouve sons fortes;
Responder à voz dos outros (sorrindo, por exemplo);
Acalmar-se com vozes familiares;
Dirigir-se a brinquedos que fazem som;
Virar a cabeça em direção a sons;
Balbuciar.

Entre o ano e os dois anos, o bebé deve:

Repetir sons simples;
Entender pedidos simples;
Fazer sons para chamar a atenção do adulto;
Responder ao nome;
Usar palavras simples;
Ouvir histórias e músicas com interesse;
Apontar para objetos e nomeá-los.

SPTF audição nas crianças surdez nas crianças perda de audição nas crianças terapia da fala

Em crianças maiores alguns sinais de perda auditiva podem ser:

Pedir às pessoas que repitam a informação várias vezes;
Ter alterações de fala;
Não responder quando chamam o seu nome;
Pôr a televisão, rádio ou tablet muito alto;
Responder fora do tema a questões que lhe foram feitas;
Queixar-se de dores ou sensações estranhas nos ouvidos
Não perceber o que é dito ao telefone;
Estar muito atento à face das pessoas quando falam e ter mais dificuldade em perceber o que é dito quando está de costas ou em locais ruidosos;
Falar muitas vezes demasiado alto.

A EQUIPA

Departamento de Audição da SPTF

Sofia Lynce Faria Terapeuta da Fala SPTF Audição

Sofia Lynce de Faria

Coordenadora

Marisa Alves Terapeuta da Fala SPTF Audição

Marisa Alves

Vice-Coordenadora

Sofia Lopes Terapeuta da Fala SPTF Audição

Ana Sofia Lopes

Membro

Susana Capitão Terapeuta da Fala SPTF Audição

Susana Capitão

Membro

Tânia Lavra Terapeuta da Fala SPTF Audição

Tânia Lavra

Membro

Materiais para Si

Dia Internacional do Implante Coclear

A 25 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional do Implante Coclear, contabilizando mais de 60 anos de uso deste dispositivo biomédico.

SPTF terapia da fala Dia Internacional do Implante Coclear

Dia Mundial da Audição

O Dia Mundial da Audição, comemorado a 3 de março, é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde para consciencializar a sociedade em geral para a importância da audição e para o impacto das doenças do ouvido.
Em 2024 o tema da campanha global é “Mudar Mentalidades”. Pretende-se desconstruir mitos relacionados com a audição e com a perda auditiva e contribuir para melhorar o acesso a cuidados de saúde auditiva e mitigar o custo da perda auditiva tratável.
O Departamento de Audição da SPTF traduziu o folheto sobre audição e desenvolvimento da linguagem que faz parte dos materiais disponibilizados pela OMS.

SPTF terapia da fala Dia Internacional do Implante Coclear

Oferta Exclusiva

novos membros

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala. Descubra as vantagens para sócios efectivos e sócios agregados.