Comunicação Aumentativa
Um Departamento da SPTF
Comunicação Aumentativa
A comunicação é uma atividade do quotidiano que se entrelaça de forma tão completa em todas as dimensões da vida humana que, por vezes, nos esquecemos da sua presença, importância e complexidade (Littlejohn, Foss & Oetzel, 2017).
Comunicar é processo através do qual se partilham mensagens com o propósito de gerar e negociar significados e, segundo o ponto de vista transacional, comunicar consiste numa troca, num conjunto de comportamentos e, consequentemente, não se concretiza numa ação única ou num produto imutável ao longo do tempo.
A comunicação não é algo tangível que se possa agarrar ou segurar, mas sim uma dinâmica interpessoal em que participamos e da qual nos tornamos parte.
Departamento de Comunicação Aumentativa
O que fazemos no Departamento da Comunicação Aumentativa da SPTF
O Departamento de Comunicação Aumentativa da SPTF é composto por um grupo de profissionais apaixonados por esta temática, com objetivo de produzir e divulgar conteúdo de qualidade científica, partilhando e contribuindo para o aumento do conhecimento dos demais colegas na adoção de práticas baseadas na evidência na área da comunicação.
Tem como principais objetivos:
- Contribuir para a geração de conhecimento científico na área da CA.
- Disseminar informação sobre CA para cuidadores/as e profissionais;
- Colaborar em eventos de âmbito profissional e científico na área da CA.
- Potenciar parcerias com entidades nacionais e internacionais com atuação na área da CA.
- Promover a visibilidade nacional e internacional da CA
- Promover o crescimento profissional de terapeutas da fala na área da CA.
quer saber mais sobre esta área?
Abaixo pode encontrar alguns materiais úteis. Caso ainda não seja membro da SPTF, descubra as vantagens.
A Importância da Comunicação
Ser um comunicador eficaz permite (Light, J., & McNaughton, D. (2014):
- regular os próprios comportamentos e os dos demais;
- expressar pensamentos e emoções;
- pedir e receber informações;
- criar e manter relacionamentos;
- tomar decisões;
- recusar ou rejeitar;
- participar em atividades sociais;
- ser ouvido e compreendido:
- manifestar a individualidade de cada um;
- ser um membro ativo da comunidade.
É, contudo, uma realidade que nem todas as pessoas acedem ao processo comunicativo com a mesma facilidade, eficácia e riqueza, apresentando necessidades complexas de comunicação (NCC).
Necessidades Complexas de Comunicação
As pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC) podem apresentar (Beukelman, D. and Mirenda, P., 2013):
- maior necessidade de um suporte por parte dos parceiros de comunicação para participarem de forma ativa nas trocas comunicativas;
- restrições à participação em interações comunicativas porque se expressam através de comportamentos comunicativos pré-verbais, menos convencionais ou até multimodais, de mais difícil interpretação pelos parceiros;
- maiores dificuldades na compreensão de enunciados dos interlocutores e maior necessidade de pistas adicionais por parte destes;
- necessidades de apoio na comunicação temporárias, ou persistentes ao longo das várias fases da vida;
- dificuldades associadas a patologia adquirida ou relacionadas com alterações do neurodesenvolvimento.
Fundamental, é que esta população beneficie de trocas comunicativas acessíveis e enriquecedoras e que os parceiros de comunicação recebam o apoio necessário para prevenir o isolamento social frequentemente sentido por aqueles que se deparam com desafios ao sucesso e qualidade da interação comunicativa (Forster, 2008).
Comunicação Aumentativa
Perante as dificuldades na comunicação e de forma a responder às necessidades comunicativas dos variados parceiros, desde o mais dependente ao mais independente, uma das abordagens disponíveis é o recurso à Comunicação Aumentativa (CA).
Trata-se de um conjunto de ferramentas e estratégias com a finalidade de superar desafios comunicativos diários dos vários tipos de comunicadores.
A CA pode assumir várias formas pertencendo a uma rede multimodal:
- fala
- contactos visuais
- gestos
- símbolos pictográficos
- escrita
- expressões faciais
- toque
- fotografias
- objetos e partes de objetos
- sintetizadores ou digitalizadores de fala
- Outros
Por norma, um Sistema de CA recorre a vários recursos e formas de comunicação, de acordo com o contexto e parceiro de comunicação, numa dinâmica flexível que tem em vista o sucesso da troca de informação.
A comunicação eficaz ocorre quando as intenções e significados dos parceiros são compreendidos, alcançando-se um entendimento comum, um “espaço partilhado”, entre comunicadores. A forma é menos importante do que a função… o entendimento mútuo da mensagem partilhada (Burkhart, S/D).
A EQUIPA
Departamento de Comunicação Aumentativa da SPTF
Luísa Taveira
Coordenadora
Ana Luísa Martins
Vice-Coordenadora
Joana Senra
Membro
Luna Barreto
Membro
Maria Medeiro
Membro
Materiais para Si
Em desenvolvimento
Oferta Exclusiva
novos membros
Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala. Descubra as vantagens para sócios efectivos e sócios agregados.