Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

Surdez infantil e privação linguística: a importância da intervenção precoce

11 October das 10:00 am às 4:30 pm

A surdez infantil é uma condição clínica que implica a perda de audição numa fase precoce da vida, podendo afetar de forma significativa a evolução da criança, sobretudo nos aspetos linguístico, cognitivo e social. A privação linguística na criança com surdez surge perante a ausência ou insuficiência de acesso a uma língua nos seus primeiros anos de vida, podendo levar a perturbações na linguagem, dificuldades de aprendizagem, entre outras. A intervenção precoce neste contexto visa a implementação de programas de estimulação linguística com o objetivo de promover o desenvolvimento integral da criança.

—-

OBJETIVOS

  1. Explicitar e caracterizar a surdez infantil;
  2. Definir a privação linguística e as suas consequências para a criança com surdez;
  3. Discutir a relevância da intervenção precoce para o desenvolvimento infantil da criança com surdez.

—-

PROGRAMA

10h – 10h15 Abertura e enquadramento do Seminário

10h15 – 11h00 Road Map na surdez infantil em Portugal – Susana Capitão, Terapeuta da Fala

11h00 – 11h15 Perguntas

11h15 – 12h00 Os efeitos do tempo de exposição a uma língua na aquisição de frases complexas nas crianças surdas portuguesas com implante(s) coclear(es) – Mara Moita, Linguista

12h00 – 12h15 Perguntas

12h30 – 13h30 Pausa para almoço

13h30 – 14h15 How to work with listening and language for the new generation of children with HL – Lone Percy-Smith, Terapeuta da Fala
NOTA: Esta palestra será ministrada em inglês.

14h15 – 14h30 Perguntas

14h30 – 15h15 Audição? É no cérebro – Luísa Monteiro, Otorrinolaringologista

15h15 – 15h30 Perguntas

15h30 – 16h15 Terapia de crianças com perda auditiva: estratégias essenciais – Mariane da Silva Comerlatto, Fonoaudióloga

16h15 – 16h30 Perguntas

16h30 Espaço para encerramento, comentários finais e possíveis questões gerais

—-

FORMADORAS

Lone Percy-Smith, Terapeuta da Fala

Lone Percy-Smith holds a PhD in Speech and Language Pathology and is adjunct professor at Multisensory experience at Aalborg university Denmark. She has studied outcomes of listening and spoken language for children with hearing loss (HL) for the past 30 years. She has documented the socio-cultural changes for groups of children with HL due to medical-surgical, technical, and educational interventions. Her research has contributed to the marked changes in the perception of childhood deafness. Alongside her research she has clinical work offering auditory verbal practice to children with hearing loss and their families. This has kept her aligned with the true needs of children and families of today.

 

Luísa Monteiro, Otorrinolaringologista

Dr.a Luísa Monteiro obteve o seu diploma de médica pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1981 e mestrado em Audiologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa em 2004. Foi responsável pelo departamento de Otorrinolaringologia Pediátrica no hospital infantil Dona Estefânia, em Lisboa, onde implementou o programa de Implantes Cocleares. De 2009 a 2013, atuou como Diretora Clínica Adjunta no mesmo hospital. Atualmente, ela é chefe do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital dos Lusíadas, em Lisboa. Fundou o GRISI, o grupo de coordenação para a implementação do Rastreio Auditivo Neonatal em Portugal. Co-autora de um livro de Otorrinolaringologia pediátrica (2016) e outro de Audiologia (2018). Tem como interesses especiais: Otorrinolaringologia Pediátrica, Otologia, Surdez e Implantes Cocleares.

 

Mara Moita, Linguista

Doutorada em Linguística-Psicolinguística pela Universidade NOVA de Lisboa. Professora Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa e coordenadora do Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos. Tem desenvolvido investigação sobre a aquisição da linguagem oral e gestual, e colabora em projetos de investigação da Língua Gestual Portuguesa e da Língua Gestual de São Tomé e Príncipe e em projetos de construção de recursos linguísticos bilingues bimodais (língua escrita / língua gestual).

 

Susana Capitão, Terapeuta da Fala

Terapeuta da Fala no Min. Educação há mais de 20 anos, em equipas especializadas na surdez infantil, sendo atualmente a TF responsável pelo serviço de atendimento famílias de bebés e crianças entre os 0 e os 3 anos no Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, no Porto. Docente do Curso de Licenciatura e Mestrado em Terapia da Fala, e da Licenciatura em Saúde Digital na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, sendo de salientar as unidades curriculares de Fonética Acústica, Perturbações da Audição na Comunicação, e Multimédia e Telessaúde. Possui Mestrado em Ciências da Fala e da Audição e Doutoramento em Multimédia em Educação. Do seu percurso profissional destacam-se a coordenação do Departamento de Audição da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, a coordenação e realização de Projetos Erasmus com vários parceiros europeus no âmbito da inovação em tecnologia e habilitação auditiva e da educação na surdez infantil, assim como as publicações e comunicações científicas nacionais e internacionais.

 

Mariane da Silva Comerlatto, Fonoaudióloga 

Professora do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Universidade Federal de Sergipe – Brasil.
Fonoaudióloga Certificada em Terapia Auditiva-Verbal (LSLS Cert. AVT®) pela AGBell Academy for Listening and Spoken Language. Coordenadora do Comitê de Reabilitação Auditiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) – Gestão 2025-2027.
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.
Especialização em Audiologia Clínica pelo Instituto de Comunicação e Audição – ALFA.
Mestrado em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOBUSP.
Doutorado em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.

—-

INFORMAÇÕES

Datas e horários: 11.10.2025 – 10h00 – 16h30
Local: Online (via Zoom)
Organização: Departamento de Audição
Destinatários: Terapeutas da fala | Estudantes de Terapia da Fala | Educadores e docentes | Familiares de crianças com surdez
Data limite de inscrição: 07.10.2025

—-

INSCRIÇÕES

Para garantir a sua inscrição neste workshop, preencha o formulário de inscrição.

Poderá fazer o pagamento através de transferência bancária seguindo os passos apresentados no formulário de inscrição. O preenchimento do formulário é obrigatório para fins de faturação, emissão de comprovativo de participação e envio de link para acesso à sessão ZOOM (quando aplicável).

—-

PAGAMENTO

Profissionais associados SPTF e APTF: 13,5 euros
Profissionais associados SPTF: 10 euros
Profissionais não associados: 20 euros

Estudantes associados SPTF*: 10 euros
Estudantes não associados*: 15 euros

*Os valores associados à inscrição de estudantes só se aplicam a estudantes de licenciatura.

NOTA: Os pagamentos realizados para a inscrição neste evento não são reembolsáveis em caso de cancelamento por parte do próprio participante. Ao prosseguir com a inscrição, o participante confirma que está ciente e de acordo com esta política.

Details

Date:
11 October
Time:
10:00 am às 4:30 pm
Event Category:

Venue

Online (zoom)

Organizer

SPTF
Email
geral@sptf.org.pt
View Organizer Website