Linguagem na Criança

Um Departamento da SPTF

Linguagem na Criança

A aquisição da linguagem é uma das realizações mais notáveis dos primeiros anos de vida.

O desenvolvimento da linguagem é um processo muito complexo que implica pensar, construir frases, escolher as palavras, recorrer a símbolos para expressar o nosso pensamento, tudo numa fração de segundos, de modo a partilhar sentimentos, ideias, valores, factos e pensamentos. É um processo gradual, diferente e específico de cada criança, ainda que dentro de limites do esperado.

No desenvolvimento da linguagem, há diferenças individuais, tanto no processo de aquisição quanto na velocidade e qualidade. Assim, esse desenvolvimento é complexo e depende de uma série de fatores, que compreendem desde maturação neuropsicológica, afetividade, desenvolvimento cognitivo, até contextos nos quais a criança e/ou jovens estão inseridos. Inerente a este processo, encontra-se a necessidade humana de comunicar, enquanto ser social, servindo as competências linguísticas não só para compreender o meio envolvente e para regular o próprio pensamento e emoções, mas também como base para o estabelecimento de processos comunicativos mais elaborados.

A comunicação ocorre desde os primeiros tempos de vida, a um nível pré-linguístico, sendo esta fase de uma importância extrema para a vinculação, regulação e autodeterminação do bebé. A partir de um ano de idade a estreita relação entre competências comunicativas e linguísticas torna-se cada vez mais evidente, assumindo-se a linguagem como uma ferramenta essencial para suprir as necessidades comunicativas. Porém, importa realçar que se considera comunicação qualquer ato através do qual são transmitidas ou recebidas mensagens, que poderão ser verbais ou não verbais, orais ou não orais, intencionais ou não intencionais. Todas as pessoas comunicam, mas a eficácia do processo comunicativo depende quer de fatores individuais quer de fatores ambientais.

Departamento de Linguagem na Criança

O que fazemos no Departamento de Linguagem na Criança da SPTF 

Departamento de Linguagem na Criança da SPTF é o responsável pela dinamização da evolução do conhecimento das perturbações da linguagem e da comunicação das crianças e jovens.

É constituído por um grupo de profissionais que pretende promover o aumento da qualidade e quantidade de produção científica por parte dos pares e outros profissionais de áreas afins à terapia da fala, com o intuito de fomentar a reflexão, partilha e aprendizagem para um apoio mais eficaz a crianças e jovens com perturbações da Comunicação e da Linguagem e suas famílias, contribuindo para a adoção de práticas baseadas na evidência.

quer saber mais sobre esta área?

Abaixo pode encontrar alguns materiais úteis. Caso ainda não seja membro da SPTF, descubra as vantagens.

Alterações no Desenvolvimento da Linguagem

As alterações de linguagem poderão afetar um ou mais domínios linguísticos: fonológico, morfológico, sintático, semântico e/ou pragmático com elevado impacto na socialização, desempenho escolar e qualidade de vida das crianças, jovens e suas famílias.

Podem apresentar-se quer na linguagem verbal oral quer na linguagem verbal escrita, comprometendo o processo comunicativo com maior ou menor impacto. As alterações da comunicação poderão existir como problemática principal ou secundariamente a outras condições desenvolvimentais, e do mesmo modo, influenciam também o desenvolvimento de competências linguísticas.

A EQUIPA

Departamento de Linguagem na Criança da SPTF

Sofia Lynce Faria Terapeuta da Fala SPTF Audição

Fátima Maia

Coordenadora

Marisa Alves Terapeuta da Fala SPTF Audição

Marina de Jesus

Vice-Coordenadora

Tânia Lavra Terapeuta da Fala SPTF Audição

Joana Miguel

Membro

Susana Capitão Terapeuta da Fala SPTF Audição

Margarida Ramalho

Membro

Tânia Lavra Terapeuta da Fala SPTF Audição

Vânia Peixoto

Membro

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Em desenvolvimento

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