Fala

Um Departamento da SPTF

Fala

A fala é caracterizada pela atividade de utilizar a linguagem oral recorrendo a sons e palavras que sejam comuns a uma comunidade, para que todos possam ser compreendidos. Para que ocorra articulação dos sons, é necessário que exista um equilíbrio na coordenação dos movimentos neuromusculares orais, mais especificamente nos órgãos da respiração (pulmões, traqueia, faringe, boca e nariz) e da articulação (lábios, língua, palato duro, palato mole, alvéolos, dentes e fossas nasais).

A fala pode ser caracterizada quanto à articulação (produção de sons realizada pelos articuladores), ressonância (equilíbrio do fluxo aéreo entre o nariz e a boca), voz (é produzida pela vibração das pregas vocais na laringe), fluência/ritmo (diz respeito ao débito) e prosódia (está relacionada com a acentuação e entoação das palavras e frases que transmitem emoções e atitudes). É fundamental que a criança aprenda tanto os movimentos físicos ao nível da produção e da perceção, independentemente do seu significado (fonética), bem como os aspetos organizacionais ou estruturais do sistema de sons da língua (fonologia).

logo SPTF - Sociedade Portuguesa da Terapia da Fala

Departamento de Fala

O que fazemos no Departamento de Fala da SPTF

Departamento de Fala da SPTF é o responsável pela dinamização da evolução do conhecimento das perturbações dos sons da fala em crianças, jovens e adultos.

É constituído por um grupo de profissionais que pretende promover o aumento da qualidade e quantidade de produção científica por parte dos pares e outros profissionais de áreas afins à terapia da fala, com o intuito de fomentar a reflexão, partilha e aprendizagem para um apoio mais eficaz a pessoas com perturbação dos sons da fala e suas famílias, contribuindo para a adoção de práticas baseadas na evidência.

quer saber mais sobre esta área?

Abaixo pode encontrar alguns materiais úteis. Caso ainda não seja membro da SPTF, descubra as vantagens.

Perturbações dos Sons da Fala

As perturbações dos sons da fala podem decorrer de uma dificuldade motora/articulatória relacionada com uma alteração musculoesquelética ou com o conhecimento intuitivo e com a organização mental das diferentes unidades fonológicas, deficitários ou ainda em fase de desenvolvimento. As dificuldades de produção podem surgir devido a um fator isolado ou a uma combinação de fatores, entre os quais se destacam fonéticos (articulação), fonémicos (cognitivo-linguístico), estruturais (craniofacial), percetuais ou neuro-motores.

A EQUIPA

Departamento de Fala da SPTF

Sofia Lynce Faria Terapeuta da Fala SPTF Audição

Susana Rodrigues

Coordenadora

Marisa Alves Terapeuta da Fala SPTF Audição

Tânia Reis

Vice-Coordenadora

Susana Capitão Terapeuta da Fala SPTF Audição

Adelaide Dias

Membro

Tânia Lavra Terapeuta da Fala SPTF Audição

Mariana Carvalho

Membro

Tânia Lavra Terapeuta da Fala SPTF Audição

Raquel Sousa

Membro

Materiais para Si

DIA DA CONSCIENCIALIZAÇÃO PARA A APRAXIA DE FALA NA INFÂNCIA

No dia 14 de maio comemora-se o Dia da Consciencialização para a Apraxia de Fala na Infância (AFI). Neste sentido, o Departamento de Fala elaborou um poster informativo com informações relevantes sobre o tema.

Clique na imagem para fazer download do material.

SPTF terapia da fala Dia Internacional do Implante Coclear

Oferta Exclusiva

novos membros

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala. Descubra as vantagens para sócios efectivos e sócios agregados.