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25 Janeiro 2020 Paralisia Cerebral e outras Condições Neuromotoras: Avaliação Funcional das Funções Motoras Orais, Comunicação e Linguagem

Paralisia Cerebral e outras Condições Neuromotoras: Avaliação Funcional das Funções Motoras Orais, Comunicação e Linguagem

Local

Lisboa

Auditório da Fundação D. Pedro IV

Av. D. Carlos I, 124 J, 1200-189 Lisboa

Nova Data

25 de Janeiro de 2020

Data limite de inscrição: 10 janeiro de 2020 

Horário:

09h00 – 17h30

Destinatários 

Dirigido a Terapeutas da Fala (profissionais e estudantes), outros profissionais de saúde, bem como cuidadores e familiares de pessoas com alterações da produção motora oral, linguagem e/ou comunicação

Preços 

Até 15/12/2019

Profissionais não associados SPTF: 50€ | Associados SPTF: 30€ *

Estudantes não associados SPTF: 35€ | Associados SPTF: 20€ *

*desconto 10% para associados APTF

Depois de 15/12/2019:

Profissionais não associado SPTF: 60€ | Associados SPTF: 40€ *

Estudantes não associados SPTF: 45€ | Associados SPTF: 30€ *

*desconto 10% para associados APTF

Organização 

Departamentos de Linguagem na criança e Motricidade Orofacial da  SPTF

Pagamentos

Por transferência bancária.
NIB: 0035 0137 0000 6285 1306 3
IBAN: PT50 0035 0137 0000 6285 1306 3 (para transferências internacionais)

Patrocínios

PROGRAMA

09:15 – Abertura do secretariado

10:00 – Sessão de abertura (SPTF, Dep. MO e Dep. LC)

10:15 – 11:00 –

“Paralisia Cerebral: Práticas, Desafios… e muito mais !

Sessão Plenária – Lourdes Tavares

“Todo o desenvolvimento ocorre num cenário de relação pais-criança, mas também ocorre em cenários diversos de família alargada, amigos, infantário, escola, festas, etc., com rotinas e interações diversas.

Quando falamos de “Paralisia Cerebral e outras Condições Neuromotoras”, esquecemos, com frequência, que o desenvolvimento contempla não apenas aspetos sensoriomotores mas também, e não menos importante, um não acabar de atividades socialmente agradáveis nos diversos contextos de vida da criança.

A aprendizagem das diferentes funções motoras só acontece com repetição funcional / frequência de uso, em atividades participadas e significativas para todos os envolvidos.

O processo subjacente ao desenvolvimento de padrões motores e de interação social, demanda que os esforços contemplem medidas habilitadoras atempadas e oportunas: dirigidas à criança e aos diversos cuidadores, às atividades, aos espaços de vida, …, pelo que, da avaliação à intervenção/reavaliação, é fundamental o desenvolvimento de um trabalho em EQUIPA e o estabelecimento de modalidades de articulação entre os serviços envolvidos e os contextos familiares à criança.”

11:00 – 11:20 Intervalo

 

Mesa 1 – AVALIAÇÃO FUNCIONAL DAS FUNÇÕES OROMOTORAS

Moderação – Débora Franco

11:20 – 11:50

“Da avaliação à classificação funcional nos síndromes neuromotores: o contributo do Terapeuta da Fala”

Sónia Simões e Departamento de Terapia da Fala APCB

11:50 – 12:20

“Avaliação funcional das funções motoras orais no adulto”

Carolina Silvério (Brasil)

12:20 – 12:40 Debate

12:40 – 14:15 – ALMOÇO

 

Mesa 2 – AVALIAÇÃO FUNCIONAL DA COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Moderação – Fátima Maia

14:15 – 14:45

“Avaliação da comunicação e da linguagem na criança com PC”

Joana Senra e Departamento de Terapia da Fala APPC

14:45 – 15:15

“Avaliação Funcional da Comunicação e Linguagem no Adulto” – Luísa Taveira e Marta Pinto

15:15 – 15:45

“Avaliação de Tecnologias de Apoio para a Comunicação – modelo de funcionamento de um serviço especializado”

Ana Luísa Martins e Serviço de Tecnologias de Apoio para a Comunicação e Acesso à Informação da APPC

15:45 – 16:00 Intervalo

 

16:00 – 16:30

“Olhar a avaliação na perspetiva da família”

Helena Ferreira

16:30 – 17:00

“Olhar a avaliação na primeira pessoa – testemunho de um adulto”

Rui Coimbra

17:00 –17:20  Debate

17:20 – Encerramento dos trabalhos

Inscrições:

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