II CONGRESSO INTERNACIONAL SPTF
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Este ano temos 5 workshops pré-congresso, a decorrer no Best Office Saldanha e no Centro Ismailli em Lisboa.
Para se poder inscrever nos workshops tem, obrigatoriamente , que estar inscrito no Congresso.
Apresentamos-lhe as opções, solicitando que verifique sempre o local e horário do mesmo.

WORKSHOP 1

COMER E CANTAR, TUDO ESTÁ NO COMEÇAR!

Horário: 15.00-19.00h
Local: Centro Ismaili de Lisboa
Organizadores: Departamentos de Voz e Deglutição
Formadores: André Araújo e Paula Faria

Ao longo do processo natural de envelhecimento ocorrem mudanças que se repercutem nos domínios funcionais dos idosos, tendo, muitas vezes, implicações na sua participação social. Duas áreas com grande impacto na sua qualidade de vida são a comunicação e a alimentação que possuem uma relação intrínseca.

Neste workshop será apresentado um programa que inclui exercícios de terapia miofuncional e de técnica vocal, usando atividades baseadas no canto.

Programa

  • Prevenção das perturbações das funções associadas ao sistema estomatognático: evidência e papel do terapeuta da fala;

  • Integração do canto como ferramenta de treino neurosensorial e neuromuscular do sistema estomatognático;

  • Exploração prática de atividades de canto e mastigação/deglutição aplicáveis na prevenção em funções estomatognáticas, nomeadamente voz e deglutição.

WORKSHOP 2

RESPIRAR DÁ QUE FALAR: INTERFACE FALA E RESPIRAÇÃO

Horário: 09.00-13.00
Local: Best Office Saldanha
Organizadores: Departamentos de Fala e Motricidade Orofacial
Formadores: Tânia Reis, Débora Franco, Margarida Ramalho

A reflexão sobre a interface fala e respiração torna-se fundamental para a intervenção.
Neste workshop serão discutidos aspetos fulcrais para a atuação na área da fala e a sua potencial relação com o padrão respiratório.

Programa

  • Reflexão sobre a forma como a respiração oral e a produção de fala se relacionam;

  • Identificação dos padrões de erro na fala que podem resultar de um padrão respiratório;

  • Exploração de formas de intervenção em função das linhas de relação encontradas entre a função (respiração ) e a forma (fala).

WORKSHOP 3

A MÚSICA E OS LIVROS NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA – COMUNICAR A BRINCAR!

Horário: 15.00-19.00
Local: Best Office Saldanha
Organizadores: Departamentos de Linguagem na Criança e Audição
Formadora: Fátima Maia, Tânia Lavra e Vânia Peixoto

As experiências musicais e de contacto com os livros desde idades muito precoces são reconhecidas como oportunidades muito enriquecedoras para o desenvolvimento emocional, social, cognitivo e linguístico das crianças.
Neste workshop serão abordadas diferentes formas de exploração de atividades musicais e de literacia, integrando nas mesmas, estratégias facilitadoras do desenvolvimento de competências de comunicação e linguagem.

Programa

  • Reflexão sobre como as atividades musicais e de contacto com os livros são facilitadoras do desenvolvimento da interação, comunicação e linguagem;

  • Exploração prática de atividades musicais e de literacia.

WORKSHOP 4

ANÁLISE MACRO E MICROLINGUÍSTICA DO DISCURSO

Horário: 09.00-13.00
Local: Best Office Saldanha
Organizadores: Departamento de Linguagem no adulto
Formadora: Filipa Miranda

A análise do discurso é crucial para a avaliação de linguagem, podendo ser analisada através de duas dimensões: microlinguística e macrolinguística. Através destes dois tipos de análise é possível detetar alterações de linguagem que não são encontradas através dos métodos tradicionais.
Neste workshop serão abordados tipos, critérios e ferramentas para a análise de discurso.

Programa

  • Tipos de elicitação de discurso;

  • Ferramenta para a transcrição do discurso;

  • Critérios de segmentação do discurso;

  • Critérios e regras de aplicação de medidas de análise de discurso (micro e macrolinguísticas);

  • Análise micro e macrolinguística do discurso com e sem patologia.

WORKSHOP 5

CONCEPTUALIZAÇÕES NA FLUÊNCIA PARA UM DIAGNÓSTICO PRECOCE: ANÁLISE DE VÍDEOS E BRAINSTORMING

Horário: 15.00-19.00
Local: Best Office Saldanha
Organizadores: Departamento de Fluência
Formadores: Ana Andrade, Ana Rita Valente, Elsa Soares, Helena Germano, Jaqueline Carmona

Análise de vídeos de crianças com e sem perturbações da fluência de forma a explorar as características específicas da manifestação da perturbação e contribuir para o aprofundamento do raciocínio clínico inerente à avaliação, ao diagnóstico diferencial precoce e intervenção. Ao longo do workshop serão desenvolvidas dinâmicas participativas que permitirão a atualização científica e terminológica no âmbito das perturbações da fluência. Os participantes são desafiados a contribuir para esta discussão, trazendo casos clínicos que acompanhem, preferencialmente em vídeo.

Programa

  • Promover a atualização científica e terminológica no âmbito das perturbações da fluência;

  • Promover o desenvolvimento de uma abordagem sistémica no diagnóstico, avaliação e intervenção;

  • Capacitar para a identificação e análise de manifestações da perturbação de fluência e sua interpretação clínica;

  • Capacitar para a identificação de fatores e sinais de risco para a elaboração de um diagnóstico precoce;

  • Capacitar para uma atuação terapêutica que identifique e integre aspetos relacionais, cognitivos e emocionais bem como o impacto na participação e funcionalidade.

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