Iniciamos no dia 25 de maio com 6 workshops fantásticos que decorrem em Lisboa, no Best Office Saldanha.
Seguem-se dois dias intensos, no Centro Ismaili, de 26 a 27 de maio de 2023, à volta das principais áreas de atuação clínica da Terapia da Fala, colocando-as sobre a lupa do conhecimento relativamente à avaliação e intervenção iluminadas pela evidência,  num formato de conferências, mesas redondas e comunicações livres, sem nunca descurar um tempo fundamental de debate aberto a todos os participantes. Teremos ainda pósteres e visita aos stands, dos nossos parceiros.
Além um painel nacional de excelência, contamos com a presença de 7 convidados internacionais, quer no formato presencial – Alexandre Cavallieri Gomes e Victoria Joffe – , quer no formato online – Anna Volkmer, Anne Vertigan, Cristina Murphy, Richard Talbot e Sharynne McLeod -,  e que partilharão as suas experiências e conhecimento, com contributo de relevo para este Congresso.
Temos ainda um ponto de especial relevância para a Terapia da Fala nacional com o lançamento do “Compendium de Terapia da Fala: avaliar e intervir com evidência”, a mais recente obra desta Sociedade onde, ao longo de cerca de 1500 páginas, se expõe o conhecimento e evidência cientifica relativamente a metodologias de avaliação e intervenção em Terapia da Fala.
E porque a ciência também se reveste de afetos, teremos no dia 26 de maio a homenagem à Terapeuta da Fala, Dra. Gabriela Leal, bem como no dia  27 de maio a entrega do Prémio de Mérito Científico 2020-2023.
E é nesta linguagem de ciência e afetos que decorrerá o III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.

Convidados Internacionais

 Alexandre Cavallieri Gomes

Graduado e mestre em fisioterapia. Sócio Honorário, Fundador e Especialista da SONAFE. Fisioterapeuta de atletas olímpicos e paralímpicos. Consultor clínico para clínicas de fisioterapia no Brasil, Suíça e Portugal. LECTURER OF HONOR concedido pela CALIFORNIA UNIVERSITY. Docente do Instituto EPAP. Docente da Escola Superior de Saúde de Santa Maria – Porto – Portugal. Docente de Pós-graduações em Portugal, Espanha e Brasil.

 Anna Volkmer

A Doutora Anna Wolker é terapeuta da fala sénior no National Hospital for Neurology and Neurosurgery da University College London Hospital no Reino Unido. É também investigadora especializada na área da intervenção da Terapia da Fala na pessoa com Afasia Primária Progressiva e familiares, sendo a responsável pela criação do primeiro centro especializado em afasias primárias progressivas no Reino Unido.

Anne Vertigan

A Prof. Anne Vertigan é Coordenadora da Terapia da fala do John Hunter Hospital e Belmont Hospital em Newcastle Austrália, e Professora Associada na Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Newcastle Austrália. Licenciou-se na Universidade de Latrobe em Melbourne, tem um Mestrado em Administração de Empresas da Universidade de Newcastle e um Doutoramento através da Universidade de Queensland. Atualmente está a estudar um Mestrado combinado em Epidemiologia Clínica e um Mestrado em Estatística Médica. A experiência clínica de Anne inclui doentes internados e em ambulatório agudos, perturbações da voz, tosse crónica/VCD, laringectomia e disfagia. É Terapeuta da fala na Clínica de Asma Grave do Hospital John Hunter e presidente da Hunter New England Allied Health Research Network e do Hunter New England Research Ethics Committee. Os interesses de investigação incluem perturbações da voz, tosse crónica/VCD e perturbações da voz e vias respiratórias superiores na asma. Anne conduziu vários projetos de investigação na área da tosse crónica e PVFM e publicou o primeiro livro de texto sobre gestão de patologia da fala destas condições.

Cristina Murphy

Cristina tem experiência de mais de 20 anos a trabalhar na área de pesquisa e na área clínica com perturbações do Processamento Auditivo. Tem inúmeros artigos internacionais publicados com investigadores líderes no assunto e também participou como convidada em muitos eventos internacionais científicos em diferentes países. O seu trabalho tem sido focado na relação entre processamento auditivo, cognição e linguagem (incluindo competências de fala e leitura), resultado de sua formação como audiologista e terapeuta da fala.
Atualmente, Cristina trabalha como Audiologista Especialista Pediátrica no Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra (NHS) e em sua clínica particular, THE APD CLINIC, em Londres. Ela é registada como Audiologista Clínica pelo RCCP (Registration Council for Clinical Physiologists) e é membro da BSA (British Society of Audiology) e BAA (British Academy of Audiology).

Richard Talbot

O Dr. Richard Talbot é terapeuta da fala especializado na intervenção em pessoas com Afasia Primária Progressiva, demência e doenças parkinsónicas, no the National Hospital for Neurology and Neurosurgery da University College London Hospital no Reino Unido. É supervisor clínico e investigador na City, University of London, colaborando em projetos relacionados com a utilização de tecnologia na intervenção ao nível do discurso na afasia. Os seus interesses de investigação centram-se na aplicação da tecnologia na reabilitação das pessoas com afasia e afasia primária progressiva e, na ligação entre a investigação cientifica e a prática clínica.

Sharynne McLeod

Sharynne McLeod, Ph.D., é terapeuta da fala e professora  de aquisição da linguagem na Charles Sturt University, Austrália. Recebeu as honras da Associação Americana de Fala e Aprendizagem da Língua (2021) e de Membro vitalício da Speech Pathology Australia (2015). Foi editora-chefe do International Journal of Speech-Language Pathology e ganhou os Prémios Editoriais do Journal of Speech, Language, and Hearing Research (2018), American Journal of Speech-Language Pathology (2019), e Topics in Language Disorders (2020). É membro da Academia das Ciências Sociais da Austrália, da Royal Society of New South Wales, membro certificado do Conselho Americano de Línguas e Distúrbios Linguísticos Infantis, Presidente do Comité da Fala Infantil da International Association of Communication Sciences and Disorders (IALP), e foi Vice-Presidente da Associação Internacional de Linguística Clínica e Fonética. Foi co-autora de 13 livros e mais de 230 artigos de revistas e capítulos de revistas especializadas, centrados principalmente na aquisição da fala das crianças, distúrbios do som da fala, e multilinguismo. Em 2019, apresentou um discurso sobre direitos de comunicação nas Nações Unidas baseado num número especial do International Journal of Speech-Language Pathology, que recebeu mais de 200.000 downloads. O jornal australiano nomeou-a Líder do Campo de Investigação em Audiologia, Terapia da Fala e Linguagem Patológica da Austrália (2018, 2019, 2020, 2022) e Melhor do Mundo com base na “qualidade, volume e impacto” da investigação no campo (2019).

Victoria Joffe

Victoria Joffe é Professora e Reitora da Escola de Saúde e apoio social da Universidade de Essex. Anteriormente foi Diretora Académica, Internacional e Professora de perturbações da Linguagem e Aprendizagem da Criança e do Adolescente na City, Universidade de Londres.
A área de especialização de Victoria inclui as perturbações de fala, linguagem e comunicação (SLCN) em crianças e jovens, a interface entre educação e terapia da fala e linguagem, formação de pessoal docente, desenvolvimento da linguagem e alfabetização, e EBP.
Victoria é editora da revista, Child Language Teaching and Therapy, e atua como parceira da terapia da fala e terapia da linguagem para o Conselho HCPC. Ela é presidente da rede nacional de excelência clínica do Royal College of Speech and Language Therapists para crianças mais velhas e adultos jovens com SLCN. Victoria está atualmente a trabalhar em três projetos de investigação financiados pelo NIHR que procuram intervenções novas e inovadoras para crianças com distúrbios da comunicação social, crianças que gaguejam e crianças com Síndrome de Down.

PROGRAMA CIENTÍFICO

25 de maio de 2023

26 de maio de 2023

08h00-08h30 Abertura do Secretariado

08h30-09h30 Comunicações orais                                                                             
Moderadores: Ana Marques e Inês Tello Rodrigues

CO1 Disfagia pós extubação: tradução, adaptação cultural e validade de conteúdo do Gugging Swallowing Screen for Intensive Care Units para o português europeu
Marta Silva, Ana Brígida Patrício
C02 Consciência morfológica, leitura e escrita no primeiro ciclo
Carina Coelho, Marisa Lousada, Sylvie Capelas, Pedro Sá Couto
C04 A atuação do Terapeuta da Fala com crianças com alterações pragmáticas em idade pré-escolar
Tatiana Pereira, Marisa Lousada, Margarida Ramalho
C03 Avaliação das Competências Pragmáticas em Crianças Portuguesas dos 18 aos 47 meses com o LUI-PT
Cristiana Guimarães, Anabela Cruz-Santos
C05 MorphoPlay – Prova de avaliação da consciência morfológica para crianças do 1º ciclo
Carina Pinto, Alina Villalva, Cândida G. Silva, Eduarda Abrantes, Etelvina Lima, Joana Miguel, Sydelle de Souza, Afonso Simão, Carlos Guerra, Catarina Lavos, Marta Fortes, Marta Sousa, Raquel Espírito Santo, Rafael Minussi
CO6 Escala de sintomas de refluxo com 12 itens: Adaptação linguístico-cultural e validação para portugueses com refluxo laringofaríngeo
Ana Paula Batista, Aldora Quintal, Rita Bom, Cláudia Romeiro, Madalena Saraiva, Maura Cunha,  Daniela Brás Ferreira, Paula Correia, Lina Almeida, Gabriela Torrejano & Isabel Guimarães

09h30-10h00 Conferência: Está o “cérebro dos terapeutas da fala” preparado para documentar evidência científica?
Joaquim Ferreira      
Moderadores: José Fonseca e Paula Correia

10h00-10h10 Discussão

10h10-10h40 Conferência online Chronic Refractory Cough
Anne Vertigan
Moderadores: Marisa Lousada e Soraia Ibrahim

10h40-10h50 Discussão

10h50-11h20 Intervalo e visita aos pósteres 

11h20-11h50 Simpósio Medela: Intervenção precoce no apoio à alimentação de recém-nascidos com necessidades especiais
Liliana Pereira, Educadora Medela e Conselheira em amamentação pela UNICEF
Moderadores: Ana Marques e Marta Silva

11h50-12h35 Mesa Redonda: Tomada de Decisão Apoiada nas pessoas com Necessidades Complexas de Comunicação
António Melo, Iola Oliveira, Margarida Paz e Paula Valente 
Moderadores: Ana Catarina Gaspar e Luísa Taveira

12h35-12h45 Discussão

12h45-13h15 Sessão Solene de Abertura
Homenagem à Presidente de Honra Dra. Gabriela Leal
José Fonseca

13h15-14h15 Almoço

14h15-15h00 Mesa-redonda: Desafios e necessidades na avaliação e intervenção na Linguagem na Criança
Joana Rocha, Joana Soares, Alexandra Lopes, Alexandrina Martins
Moderadores: Fátima Maia e Marina de Jesus    

15h00-15h10 Discussão   

15h10-15h40 Conferência online Processamento Auditivo e sua relação com linguagem e cognição
Cristina Murphy
Moderadores:  Marisa Alves e Susana Capitão 

15h40-15h50 Discussão     

15h50-16h20  Intervalo e visita aos pósteres

16h20-16h50 Conferência Enhancing language and communication in adolescents with speech, language and communication needs: the magic of storytelling
Victoria Joffe
Moderadores: Marisa Lousada e Sandra Cruz

16h50-17h00  Discussão

17h00-18h00 Lançamento do livro “Compendium de Terapia da Fala: avaliar e intervir com evidência”
Sessão de autógrafos

20h00-23h00 Jantar de Gala (opcional)

27 de maio de 2023

08h30-10h00 Comunicações orais
Moderadores: Ana Catarina Baptista e Ana Paula Batista

C07 Competência social e comunicação social em crianças de idade pré-escolar com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem
Mariana Carvalho, Anabela Cruz-Santos, Ana Tomás de Almeida
C08 Validação da versão portuguesa da prova “The Locke Speech Perception – Speech Production Task”
Ana Rita Botelho, Joana Teodoro, Catarina Oliveira, Marisa Lousada
C09 O impacto da disfagia na qualidade de vida dos portadores da mutação da doença de Machado-Joseph (DMJ)
Joana Mota, Inês Tello Rodrigues, Mafalda Raposo, Manuela Lima
C10 Impacto das medidas de mitigação da pandemia Covid-19 na voz do professor
Sónia Lima, André Araújo
C11 A lateral alveolar como potencial marcador clínico para aquisição fonológica atípica em português europeu
Jéssica Gomes, Ana Margarida Ramalho, Maria João Freitas
C12 Desenvolvimento e Estudo de Eficácia de um Programa de Intervenção em Narrativas
Margarida Correia, Alexandrina Martins, Marisa Lousada
C13 O Efeito da Entrevista Motivacional na Intervenção terapêutica no idoso com presbifagia
Rita Cunha Neves, Assunção Matos, Pedro Sá Couto, Irene Palmares Carvalho
 C14 Tarefa de Nomeação Automática Rápida: estudo exploratório com crianças com perturbação do desenvolvimento da linguagem
Telma Pereira, Ãngela Marina Jesus, Vânia Ribeiro, Ana P. Mendes

10h00-10h30 Conferência online: Enhancing children’s speech using international evidence-based resources
Sharynne McLeod
Moderadores: Dina Alves e Patrícia Oliveira

10h30-10h40 Discussão

10h40-11h10 Intervalo e visita aos pósteres

11h10-11h55 Mesa Redonda Propriedade Intelectual
Inês Alves e Diogo Morais Oliveira
Moderadores: Carina Leite e Sancha Almeida

11h55-12h05 Discussão

12h05-12h35 Conferência Laserterapia na Intervenção em Motricidade Orofacial – Sim ou Não?
Alexandre Cavallieri Gomes
Moderadores: Débora Franco e Mariana Carvalho

12h35-12h45 Discussão

12h45-13h15 Simpósio MED-EL: Material de Avaliação e Intervenção em Reabilitação Auditiva
Elena Muñoz Pascual     
Moderadores: Ana Sofia Lopes e Sofia Lynce de Faria          

13h15-14h15 Almoço

14h15-15h45 Comunicações orais
Moderadores: Inês Lopes e Carina Pinto

C15 Projeto ToP – Tempo Partilhado
João Canossa Dias, Isabel Monteiro, Ana Mineiro, Matilde Domingues, Diana de Oliveira, Jéssica Barbosa, Tânia Fonseca
C16 Tabela de Erros de Escrita-Grelha de Análise – uma ferramenta de análise de erros de escrita de nível (sub)lexical
Dina Alves, Tânia Reis
 C18 Figura “Ladrão de biscoitos”: dados preliminares da análise microlinguística do discurso numa população saudável
Daniela Pinto, Micaela Pereira, Filipa Miranda, José fonseca
 C17 Phonoscopium – uma ferramenta de análise fonética e fonológica de fala
Dina Alves, Daniel Ferreira, Débora Almeida, Marta Jorge, Mariana Silva
 C19 Análise macrolinguística da descrição da figura “Ladrão de biscoitos” numa população saudável: dados preliminares
Micaela Pereira, Daniela Pinto, Filipa Miranda, José fonseca
 C20 Estudo preliminar de validação do teste de rastreio de afasia TeRAP©
José Fonseca, Filipa Miranda, Carolina Maruta, Pedro Nascimento Alves, Isabel Pavão Martins
 C21 Análise de dados de escrita em crianças com desenvolvimento típico e atípico: dados do processo de validação do instrumento Dita.te
Daniela Saraiva, Ana Margarida Ramalho, Marisa Lousada, Cláudia Rocha
C22 Autoperceção do impacto da sialoestase na pessoa com doença de Parkinson: Protocolo de estudo
David Nascimento, Isabel Guimarães, Tiago Outeiro, Joaquim Ferreira

15h45-16h15 Simpósio Nestlé: Disfagia: do impacto clínico à terapia nutricional
Maria Armanda Marques
Moderadores: Ana Paris Leal e Joana Paz da Mota

16h15-16h45 Intervalo e visita aos stands 

16h45-17h30 Mesa Redonda A voz fora da caixa
Inês Silvestre – Terapia vocal no canto
Carla Gapo – ORL e mind-body medicine: da avaliação microscópica das pregas vocais à abordagem holística da voz. 
Mónica Valinho O coaching na intervenção em voz: um novo paradigma?
Moderadores: Pedro Pestana e Sónia Lima

17h30-17h40 Discussão

17h40-18h00 Entrega do Prémio de “Mérito Científico”, melhor comunicação oral e melhor poster

Pósteres

P1 Afasia progressiva primária: da palavra ao discurso
Inês Cadório
P2 Intervenção na afasia progressiva primária: Abordagem cognitivo-linguística, neuromodulatória ou ambas?
Inês Cadório
P3 A perceção dos doentes, terapeutas da fala e otorrinolaringologistas da deglutição e voz no cancro da orofaringe – estudo qualitativo
Daniela Vieira, Eduarda Sousa, Eurico Monteiro, Mário Dinis-Ribeiro, André Soares, André Laranja
P4 O papel do terapeuta da fala na intervenção em adultos com disfunção temporomandibular (DTM) – Revisão Sistemática
Sara Rodrigues, Inês Tello Rodrigues, Helena Casanova
P5 Intervenções em amamentação na população migrante: Revisão Sistemática
Ana Lopes, Tatiana Pereira, Marisa Lousada
P6 A minha voz importa: Uma perspetiva sénior
Aldora Quintal, Paula Correia, Luís Antunes
 P7 Análise acústica e modelo representacional: uma proposta para a avaliação da fala em crianças com perturbação fonológica
Cristiane Lazzarotto Volcão, Carla Cristofolini
 P8 Será que podemos olhar para o Teste de Articulação Verbal pelas lentes da Fonologia Não Linear?
Sandra Bonito, Ana Catarina Baptista, Carolina Marques
P9 Identificação do risco de disfagia: quando toda a equipa atua como agente de prevenção da pneumonia de aspiração
Juliana Marum, Rita Gonçalves, João Graça, Ana Mira, Jéssica Constantino, Arminda Lopes
P10 Continuar a ouvir após implante coclear no idoso
Aldora Quintal, Anita Paupério, Helena Cordeiro, Lisete Neves dos Santos, Luís Antunes
 P11 Efeitos de um Programa de Compreensão da Leitura nas Competências de Linguagem Oral
Tânia Fernandes
 P12 – Instrumento para Avaliação Dinâmica do Vocabulário Receptivo de crianças entre 6 e 7 anos de idade
Ana Paula Santana, Rita Signor
 P13 Perceção dos profissionais das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) sobre a deglutição
Ana Rita Oca, Inês Tello Rodrigues, Inês Lopes
 P14 O conhecimento sobre a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem – resultados de um inquérito realizado à população em Portugal
Ana Castro, Dina Caetano Alves, Cláudia Jesus, Leonor Soares
P15 Perceções de Terapeutas da Fala sobre o uso de Comunicação Aumentativa/Alternativa: Fatores de Sucesso e de Abandono
Irina Afonso, Fátima Maia, Rute F. Meneses
P16 Terapia Articulatória – Cocriação de Guião Orientador para a Intervenção do Terapeuta da Fala
João Canossa Dias, Marta Alves
 P17 Síndrome de Tapia: Uma proposta de Reabilitação de Terapia da Fala
Jéssica Lopes, Lúcia Gavião, Rita Gonçalves, Jonathan Rios
 P18 Mais do que fluência: O impacto da intervenção em terapia da fala em adultos que gaguejam
Mónica Rocha, Jaqueline Carmona, João Correia
 P19 Desenvolvimento do Painel de Peritos na Tradução e Adaptação Transcultural do instrumento “Good Practice Guidelines for the Analysis of Child Speech”
Sónia Pós de Mina, Mariana Santos, Sara Correia, Ana Mafalda Silva, Bruna Costa, Camila Martins

P20 Tarefas para a avaliação da competência de discriminação auditiva
Salomé Carvalho, Rute Lopes, Tomás Pereira, Catarina Santos, Mafalda Alves, Sónia Pós de Mina
P21 Tradução e Validação Transcultural do Instrumento “Social Comunication Skills – The Pragmatics Checklist”
Laura Peça, Beatriz Moreira, Carolina Ferreira, Anna Sousa, Laura Coelho, Etelvina Lima

P22 Simulação em contexto académico e competências clínicas em estudantes de terapia da fala: revisão sistemática
Cláudia Runcan, Irina Golovanova, Inês Tello Rodrigues
P23 CAPACITAR: Programa de capacitação parental para cuidadores de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo
Ângela Jesus, Telma Pereira
P24 Dificuldades de comunicação e deglutição na tipologia de Longa Duração e Manutenção da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados
Beatriz Stein, Inês Tello Rodrigues
P25 Rapid Syllable Transition – Estudo Exploratório para Adaptação ao Português Europeu
Ana Paris Leal, Mariana Alface, Matilde Domingues, João Canossa Dias, Ana Catarina Baptista, Susana Rodrigues
P26 Estudo clínico do doente com doença de Parkinson através da análise biomecânica da voz: possibilidades de rastreio e acompanhamento
Sandra Corvo-Macarro, Roberto Fernández-Baillo, Bastián Solís-Rodríguez
P27 Atuação portuguesa do terapeuta da fala em perícia de identificação forense de falantes
Sónia Oliveira, Tiago Rodrigues, Maria Inês Rehder
 P28 Personalidade e comportamento de crianças com disfonia infantil: revisão sistemática
Alberto Torres Cosme, Clara Puig Herreros
P29 Parâmetros eletromiográficos de superfície em mulheres com voz normal
Clara Puig Herreros, Vicent Rosell Clari, Luz Barona Lleó
P30 Facilitadores comunicativos no atendimento de emergência pré-hospitalar pediátrica
Stefanie Tomás, Fátima Maia, Sónia Cunha, M. Conceição Manso
P31 Para lá do óbvio, quando a Terapia da Fala e a Neuropsicologia se unem
Filipa Miranda, José Fonseca, Carolina Maruta
P32 A comunicação de 555 pessoas com deficiência
Ana Pinto, Fátima Bizarra
P33 Novas Tecnologias: O uso das redes sociais pelos Terapeutas da Fala
Inês Torres, Patrícia Nogueira
P34 As áreas avaliadas na alimentação na população com Paralisia Cerebral pelos Terapeutas da Fala portugueses
Leonor Pinto, Ana Filipa Santos
 P35 Tradução e Validação da Cognitive Communication CHECKLIST for Acquired Brain Injury para o Português Europeu
Ângela Martins
P36 O espetro da linguagem na Perturbação do Espetro do Autismo
Rosa Rodrigues
P37 Tradução e validação do recurso “Talking to Your Nurse” para o Português Europeu
Luna Barreto, Brígida Patrício, Paula Valente
P38 Perceções de estudantes de Terapia da Fala sobre motivações, práticas atuais, desafios e o futuro da profissão
Ana Castro, João Ferreira, Maria de Fátima Pina, Cláudia Lourenço, Emily Delgado, Sara Simões
P39 Caracterização acústica da aquisição e/ou desenvolvimento em contrastes de voz em plosivos no discurso típico e atípico
Juliana Cemin
P40 Perceção dos educadores de infância e auxiliares de ação educativa sobre a intervenção do terapeuta da fala nas dificuldades alimentares
Ana Filipa Bessa, Inês Tello Rodrigues, Inês Lopes
P41 Perceção do doente com cancro da orofaringe do impacto dos tratamentos de RT e QT na deglutição e na voz
Daniela Vieira, Eurico Monteiro, Sérgio Barreira, Mário Diniz-Ribeiro, André Soares, André Laranja

TORNE-SE MEMBRO

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala!