INFORMAÇÕES

METODOLOGIA

Este curso, de carácter teórico-prático, trata conceitos relacionados com a produção vocal sob o ponto de vista acústico e fisiológico e atividades práticas para a aquisição de competências necessárias à gravação e posterior extração de métricas acústicas e fisiológicas de avaliação vocal.
Dois tipos de metodologias de ensino-aprendizagem serão utilizados: (1) método expositivo, para la explicação de contextos teóricos e a visualização de aspetos acústicos e fisiológicos de produção vocal; e (2) método de resolução de problemas, com a realização de exercícios práticos de calibração de sinais acústicos e fisiológicos e de extração de métricas objetivas de avaliação vocal.

PROGRAMA
O programa deste curso abordará conceitos teórico-práticos que serão depois postos em prática tendo em conta a seguinte programação:
Horário 
14:00 às 14:45 – Microfones e técnicas de gravação áudio e de sinal multicanal
14:45 às 16:45 – Calibração de sinal áudio, de pressão intraoral e de fluxo de ar transglótico
16:45 às 17:00 – Intervalo
17:00 às 18:00 – Métricas de avaliação acústica: intensidade vocal; espectrografia de banda curta e métricas associadas; espectro médio de longa duração (LTAS) e métricas associadas
18:00 às 19:00 – Métricas de avaliação aerodinâmica: pressão subglótica; limiar de pressão de fonação; limiar de pressão de fonação

OBJETIVO GERAL
Conhecer e saber extrair métricas de avaliação objetiva de vozes através de métricas acústicas e fisiológicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Aquisição de conhecimentos sobre sinal acústico e fisiológico para a avaliação objetiva de vozes em contextos clínicos.
2. Aprendizagem sobre técnicas de gravação multicanal de sinais áudio, de electroglotografía (EGG), de pressão intraoral (como medida estimativa de pressão subglótica) e de e fluxo de ar.
3. Calibração dos sinais áudio, de pressão intraoral e de fluxo de ar.
4. Aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre acústica vocal e métricas relacionadas com a vibração das pregas vocais e o fluxo de ar transglótico na análise objetiva de vozes utilizando softwares pagos (exemplo, “Speech Studio”) e gratuitos (exemplos, “Tone generator” e “Sopran”).

Local:Auditório da Fundação D. Pedro IV (Av. D. Carlos I, 124 J, em Lisboa)

Data: 6 de julho de 2024

Horário: 14h00-19h00

Destinatários: Terapeutas da Fala, Médicos otorrinolaringologistas, Vocologistas

Data limite de Inscrição: 3 de julho (vagas limitadas)

FORMADORA

FILIPA LÃ

Doutorada em Música (Canto) pela Universidade de Sheffield, Reino Unido, e Licenciada em Biologia pela Universidade de Coimbra, Filipa M.B. Lã é atualmente Professora Auxiliar no Departamento de Didática, Organização Escolar e Didáticas Especiais da Faculdade de Educação da UNED, em Madrid, Espanha, onde exerce funções como diretora do Laboratório de Voz, Música e Linguagem e coordena o Curso de Especialização em Pedagogia e Tecnologia da Voz e do Canto da UNED (40 ECTs).

Com mais de 10 anos de experiência como investigadora independente, tem sido responsável por projetos de investigação interdisciplinar financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal), Comunidad Autónoma de Madrid (Programa de Atracción de Talento Investigador (Espanha), Ministério da Ciência e a Tecnologia (Espanha), Fundación Carolina (Espanha), White-Rose Capacity Grant (UK) e The Voice Foundation (EUA).

Dedica a sua investigação a questões sobre educação para a saúde de profissionais da voz e músicos, sobretudo investigando a voz feminina e os efeitos das variações hormonais de esteroides sexuais na produção vocal de cantoras durante o ciclo menstrual, a gravidez e a menopausa. Entre as suas publicações encontram-se ainda trabalhos científicos sobre produção vocal em contextos multiculturais e de saúde e bem-estar dos músicos.

O seu trabalho de investigação tem sido reconhecido com publicações em diferentes revistas internacionais de revisão por pares (ex., Journal of Voice, Logopedics Phoniatrics Vocology, Logopedia, Foniatría y Audiología, Journal of Speech, Language and Hearing Research, Journal of Research Studies in Music Education, Psychology of Music e Musicae Scientiae).

Tem sido premiada nacional e internacionalmente, destacando-se os prémios Van Lawrence Fellowship (2015), atribuído pela The Voice Foundation e National Association of Teachers of Singing (EUA), Prémio Santander de Internacionalização da Investigação Científica, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2013), e Young researchers Award da Society for Education and Music Psychology Research (2005). Em 2022 foi nomeada Embaixadora da The Voice Foundation no Brasil.

É membro da National Association of Teachers of Singing (NATS), onde exerce funções de coordenação científica (VSAC). Também é membro do Collegium Medicorum Theatre (CoMET), do comité científico da Pan European Voice Conference (PEVoC) e da European Voice Teachers Association (EVTA). É Presidente da Associação Portuguesa de Professores e Profissionais da Voz (APVoz).

Durante os últimos anos tem sido convidada a lecionar seminários, workshops, masterclasses e aulas inaugurais sobre voz e canto em instituições internacionais de ensino superior por todo mundo, incluindo Alemanha, Austrália, Brasil, Croácia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, Portugal, Reino Unido e Suécia.

Pagamento

EARLY BIRD – até 12 de junho

Profissionais
associados SPTF
Profissionais 
associados SPTF e APTF*
Profissionais
não associados SPTF
Estudantes associados SPTF** Estudantes não associados SPTF**
40 € 37 € 50 € 35 € 40 €

após 12 de junho

Profissionais
associados SPTF
Profissionais 
associados SPTF e APTF*
Profissionais
não associados SPTF
Estudantes associados SPTF** Estudantes não associados SPTF**
50 € 47 € 60 € 45 € 50 €

*terão de ter cotas em dia das duas instituições e enviar comprovativo
**estudantes de licenciatura

Não procedemos a devolução de pagamentos efetuados
O pagamento deve ser efetuado para o NIB 0035 0137 0000 6285 1306 3 e o comprovativo enviado para sptfsecretariado@gmail.com

PARTICIPE

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