PDL/ DISLEXIA  em contexto pedagógico – estratégias (d)e capacitação

Inclusão e Terapia da fala são conceitos que se articulam quando falamos de Perturbações de Desenvolvimento de Linguagem (PDL), e Dislexia. Será ainda a inclusão para as crianças com PDL uma utopia? Ou uma realidade eficaz e eficiente de forma a envolver as crianças, promovendo a equidade entre elas e os pares? Ao falarmos de uma PDL e inclusão estamos a falar de aplicar estratégias que devem ser adaptadas ao longo do percurso pedagógico e de acordo com os modelos de aprendizagem de cada criança, dado que o perfil de linguagem é um processo evolutivo e não estanque.

OBJETIVO

O nosso objetivo com esta apresentação é capacitar educadores, professores e Terapeutas da Fala com  estratégias facilitadoras a serem aplicadas em contexto pedagógico, para que  as crianças com PDL e Dislexia, tenham as mesmas oportunidades pedagógicas que os seus pares .

INFORMAÇÕES

Local: Auditório da Fundação D. Pedro IV

Av. D. Carlos I, 124 J, em Lisboa

Data: 14 de Janeiro de 2023

Horário: 15h00-18h00

Destinatários: Professores, Educadores, Psicólogos educacionais, Pais/cuidadores, Terapeutas da Fala e Estudantes

Data limite de Inscrição: 10 de janeiro (vagas limitadas)

FORMADORAS

Gracinda Valido

Terapeuta da Fala no Serviço de Reabilitação Pediátrica de Desenvolvimento CMRA desde 1981, docente, fundadora do Projeto Saúdeducação no concelho de cascais, distinguida com o prémio de atribuição à escola nº2 de Alcoitão o nome “Escola Básica Gracinda Antunes Valido”, pelo trabalho desenvolvido na comunidade de todo concelho de Cascais e pelo trabalho de partilha com o agrupamento de Escolas de Alcabideche (despacho da DSRLVT – 31-01-2017), Elemento, da Unidade de Terapia da Fala no projeto Minerva Comunicação Aumentativa – Símbolo PIC, , a testagem da eficácia, em colaboração com a equipa do SRPD e a escola nº 2 de Alcoitão-agrupamento de escolas de Alcabideche, elemento do projeto Avaliação da Linguagem – Projeto Europeu ESCAPE (Biomed1) 1993; elemento do  Projeto Europeu de Desenvolvimento Escolar, no âmbito do Programa Sócrates “Prevenção do Insucesso Escolar e Iliteracia nas Crianças com Perturbações Específicas da Linguagem”2001; Coordenadora do Projecto Spinoza para testagem da eficácia do Método Habiles 2003/05; Coautora do Método Habiles – método silábico multissensorial para aquisição da leitura escrita 2010, com várias publicações nas Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem.

Joana Mendonça

Educadora formada pela Escola Superior de Educação João de Deus – 2007, Mestre em educação pelo Mestrado da ESSE João de Deus 2011 “Atividades
pedagógicas para promoção da linguagem na faixa etária dos 4/5 anos”, a exercer funções no Centro Paroquial do Estoril desde 2008.

Uma das coordenadoras do projeto Saúdeducação do concelho de Cascais e Coautora do Método Habiles e Autora dos textos de intervenção do “método Habiles” 2005, registado como obra cientifica no IGAC com o número 5891/10 e com publicações na área das Perturbações da Linguagem.

Pagamento

 
Profissionais
associados SPTF
Profissionais 
associados SPTF e APTF*
Profissionais/Pais
não associados SPTF
Estudantes associados SPTF** Estudantes não associados SPTF**
15 € 13,50 € 20 € 10 € 15 €

*terão de ter cotas em dia das duas instituições e enviar comprovativo
**estudantes de licenciatura

não procedemos a devolução de pagamentos efetuados
o pagamento deve ser efetuado para o NIB 0035 0137 0000 6285 1306 3 e o comprovativo enviado para sociedadeterapiafala@gmail.com

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