Loading...
Voz2024-04-16T09:09:21+00:00

Voz

A Voz é um dos elementos centrais da comunicação humana, estando presente nas mais variadas formas de expressão e interação em contextos sociais, profissionais e artísticos. Assim, ter uma voz saudável contribui para a qualidade de vida e para a funcionalidade comunicativa.

A produção vocal é uma experiência única e individual. Cada um de nós expressa-se vocalmente de acordo com as características da sua condição física, da constituição psicológica e ainda de acordo com o meio em que vivemos. Comunicar pensamentos e emoções é um dos eventos mais importantes do ser humano, a base de sobrevivência psicológica e social, e a voz constitui-se como o seu principal veículo. No sentido mais lato, a voz, pode ser definida fisiologicamente como um som audível resultante da atividade laríngea, com inter-relação complexa entre pressão e velocidade do fluxo de ar expiratório (influenciam a intensidade), os diferentes padrões de adução e abdução das pregas vocais (influenciam a sonoridade) e as propriedades de reflexão e configuração das estruturas do trato vocal (influenciam a ressonância).

A disfonia, ou perturbação da voz, é uma condição de saúde muito comum que pode comprometer a qualidade da comunicação e, consequentemente, a relação social do indivíduo, afetando diretamente a sua qualidade de vida, podendo ocorrer em qualquer altura do ciclo de vida O impacto de uma alteração vocal na qualidade de vida depende da importância da voz relacionada a diversos fatores particulares, inclusive seu uso na profissão, sem necessariamente apresentar relação direta com o grau da disfonia.

O Departamento de Voz da SPTF é o responsável pela dinamização da evolução do conhecimento das perturbações da voz em crianças, jovens e adultos. É constituído por um grupo de profissionais que pretende promover o aumento da qualidade e quantidade de produção científica por parte dos pares e outros profissionais de áreas afins à terapia da fala, com o intuito de fomentar a reflexão, partilha e aprendizagem para um apoio mais eficaz a pessoas com perturbação da voz e suas famílias, contribuindo para a adoção de práticas baseadas na evidência.

A EQUIPA: DEPARTAMENTO DA VOZ

Pedro Pestana
Coordenador
Sónia Lima
Vice-Coordenador
Ana Paula Batista
Membro
Mariana Martins
Membro
Susana Gouveia
Membro

Atendimento em Voz no âmbito da Covid-19

No âmbito da doença Covid-19, os diversos locais onde o Terapeuta da Fala desempenha as suas funções tiveram que ajustar as normas de higiene e segurança.
Os Terapeutas da Fala que atuam na área da Voz têm igualmente de ajustar-se e adotar medidas específicas.
O Departamento de Voz desenvolveu um documento de acesso livre com recomendações para Terapeutas da Fala que atuam em contexto de laringologia e voz.

Vídeos e Materiais informativos

O Departamento de Voz tem vindo a desenvolver vários vídeos informativos no âmbito da intervenção do Terapeuta da Fala com populações específicas e das comemorações do Dia Mundial da Voz. Veja os recursos que temos disponíveis.

DIA MUNDIAL DA VOZ 2024

Esta é uma data importante à qual o Departamento de Voz da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e a Comissão de Laringologia e Voz da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia se associaram, através da criação de mais uma campanha de sensibilização e consciencialização da população para a importância da voz e da prevenção de doenças da laringe e perturbações vocais. 

Para a celebração deste dia, tão relevante para os terapeutas da fala e otorrinolaringologistas, para os professores de canto e para todos os utilizadores e profissionais da voz falada e cantada, enviamos dois recursos alusivos a esta data e que poderão ser utilizados nas sessões de prevenção e promoção de saúde vocal. 

POP QUIZZ

Em 2020 o Departamento da Voz da SPTF lançou este desafio para testar alguns conhecimentos sobre VOZ

Será que vai passar no teste?

Material de Avaliação da Voz em Português Europeu

São vários os materiais disponíveis para os Terapeutas da Fala em Português Europeu.

Venha descobri-los connosco!

Histórico das Atividades desenvolvidas SPTF

Ao longo dos anos o departamento de Voz tem vindo a desenvolver várias atividades no sentido de dinamizar a área da Voz em Portugal.

Conheça as o que temos feito!

EVENTOS: VOZ

19 de junho de 2021 Abordagem das lesões das pregas vocais: colaboração entre Otorrinolaringologia e Terapia da Fala

Numa conversa conjunta, o médico otorrinolaringologista Prof. Antoine Giovanni (Universidade de Marselha, França) e o Terapeuta da Fala Prof. Marco Guzman (Universidade do Chile, Chile), discutem boas práticas profissionais e possibilidades terapêuticas no processo de fonocirurgia em lesões das pregas vocais, nomeadamente a complementaridade existente entre o médico otorrinolaringologista e o terapeuta da fala, incluindo a intervenção pré e pós cirúrgica.

19 de junho de 2021 Reabilitação fisiológica da voz baseada em evidência

Oportunidade única de atualização em intervenção vocal, neste webinar teórico-prático com o Prof. Marco Guzman da Universidade do Chile. A terapia vocal fisiológica é uma abordagem holística de reeducação e otimização vocal que tem por objetivo equilibrar os três sistemas de produção de voz: respiração, fonação e ressonância. Pretende-se discutir os alcances e limitações desta abordagem à luz do conhecimento científico.

TORNE-SE MEMBRO

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala!

Go to Top