Loading...
Linguagem no Adulto2024-04-08T09:44:48+00:00

Linguagem no Adulto

A linguagem é o sistema dinâmico e complexo de símbolos convencionais utilizado de diferentes formas para a comunicação e o pensamento. A capacidade de participar e de lidar com a vida quotidiana é fortemente influenciada pelo domínio da Linguagem.

As alterações da linguagem podem também ocorrer nos adultos, sendo neste caso uma patologia adquirida, decorrente de uma lesão cerebral (AVC, tumores, traumatismos, entre outras). A perturbação da linguagem mais frequente tem o nome de afasia, e as suas consequências estendem-se, não só ao utente, mas também à família e amigos.

Dada a estreita relação de interdependência entre linguagem e todas as dimensões biológica, cognitiva e social, é de esperar uma igual complexidade e variedade de perturbações que podem alterar a linguagem e influenciar, de alguma forma, a comunicação e interação entre as pessoas, com diferentes graus de gravidade. O estudo das perturbações adquiridas da linguagem é um processo complexo e deve considerar uma variedade de fatores.

Considerando que podem ocorrer alterações profundas da linguagem (oral e escrita), não é difícil imaginar o impacto da afasia na qualidade de vida das pessoas que com ela passam a conviver: a pessoa com afasia, os seus familiares e amigos bem como todo a comunidade.

Departamento de Linguagem no adulto da SPTF é responsável pela dinamização da evolução do conhecimento das perturbações neurogénicas com impacto linguagem em pessoas adultas. Tem como missão promover a reflexão, partilha e aprendizagem científica que contribuam para a adoção de práticas baseadas na evidência e, desta forma, possam fomentar um apoio mais eficaz a pessoas com alterações adquiridas da linguagem e às suas famílias.

A EQUIPA: DEPARTAMENTO DA LINGUAGEM NO ADULTO

Inês Tello Rodrigues
Coordenador
Ana Murteira
Vice-Coordenador
Beatriz Stein
Membro
João Graça
Membro
Mariana Ferreira
Membro

EVENTOS: LINGUAGEM NO ADULTO

19 de novembro de 2021 Terapia da Fala na Afasia Progressiva Primária

A Afasia Progressiva Primária é definida como um defeito de linguagem de início insidioso e progressão gradual, que surge como um sintoma isolado, sem outros defeitos cognitivos. A apresentação clínica é variada e os defeitos de linguagem podem ser de vários tipos. Pretende-se refletir sobre a abordagem da terapia da fala nesta situação clínica desafiante, à luz da evidência científica.

11 de junho de 2021 Levar conhecimento onde faltam as palavras: experiências da RAB e IPA na capacitação de parceiros de comunicação

Junho é o mês de consciencialização para a afasia! Para assinalar esta data, o departamento de linguagem no adulto organizou um webinar com convidados nacionais e internacionais para falarem sobre a importância da capacitação de parceiros de pessoas com afasia. Este evento tem como principais objetivos promover o debate e a partilha de boas práticas na capacitação de parceiros de comunicação de pessoas com afasia. Conta com a participação da fonoaudióloga Mónica Kerr (Rede Afasia Brasil) e da Terapeuta da fala Paula Valente (Instituto Português da Afasia). Integra a participação especial de Paula Monteiro e Bruno Monteiro (pessoa com afasia e familiar) num diálogo que abrange também os desafios do atual contexto pandémico em que nos encontramos. As inscrições são gratuitas mas as vagas são limitadas!

Dia Nacional da Pessoa com AVC

Cerca de 2/3 de pessoas que sofrem um AVC ficam com alterações da fala ou da linguagem

Numa altura em que as pessoas se encontram em isolamento social, é cada vez mais importante relembrar os Sinais de Alerta de um AVC, para que seja detetado o mais rápido possível

TORNE-SE MEMBRO

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala!

Go to Top