Loading...
Fala2024-04-08T10:01:39+00:00

Fala

A fala é caraterizada pela atividade de utilizar a linguagem oral recorrendo a sons e palavras que sejam comuns a uma comunidade, para que todos possam ser compreendidos. Para que ocorra articulação dos sons, é necessário que exista um equilíbrio na coordenação dos movimentos neuromusculares orais, mais especificamente nos órgãos da respiração (pulmões, traqueia, faringe, boca e nariz) e da articulação (lábios, língua, palato duro, palato mole, alvéolos, dentes e fossas nasais).

A fala pode ser caracterizada quanto à articulação (produção de sons realizada pelos articuladores), ressonância (equilíbrio do fluxo aéreo entre o nariz e a boca), voz (é produzida pela vibração das pregas vocais na laringe), fluência/ritmo (diz respeito ao débito) e prosódia (está relacionada com a acentuação e entoação das palavras e frases que transmitem emoções e atitudes). É fundamental que a criança aprenda tanto os movimentos físicos ao nível da produção e da perceção, independentemente do seu significado (fonética), bem como os aspetos organizacionais ou estruturais do sistema de sons da língua (fonologia).

As perturbações dos sons da fala podem decorrer de uma dificuldade motora/articulatória relacionada com uma alteração musculoesquelética ou com o conhecimento intuitivo e com a organização mental das diferentes unidades fonológicas, deficitários ou ainda em fase de desenvolvimento. As dificuldades de produção podem surgir devido a um fator isolado ou a uma combinação de fatores, entre os quais se destacam fonéticos (articulação), fonémicos (cognitivo-linguístico), estruturais (craniofacial), percetuais ou neuro-motores.

O Departamento de Fala da SPTF é o responsável pela dinamização da evolução do conhecimento das perturbações dos sons da fala em crianças, jovens e adultos. É constituído por um grupo de profissionais que pretende promover o aumento da qualidade e quantidade de produção científica por parte dos pares e outros profissionais de áreas afins à terapia da fala, com o intuito de fomentar a reflexão, partilha e aprendizagem para um apoio mais eficaz a pessoas com perturbação dos sons da fala e suas famílias, contribuindo para a adoção de práticas baseadas na evidência.

A EQUIPA: DEPARTAMENTO DA FALA

Susana Rodrigues
Coordenador
Tânia Reis
Vice-Coordenador
Adelaide Dias
Membro
Mariana Carvalho
Membro
Raquel Sousa
Membro

EVENTOS: FALA

21 de Maio de 2022 Avaliação e Intervenção terapêutica nas Perturbações Fonológicas com base em teorias Fonológicas

As Perturbações Fonológicas são o tipo de Perturbação dos Sons da Fala mais frequentes na população infantil. Compreender suas manifestações, tanto do ponto de vista empírico, quanto teórico, é fundamental para o Terapeuta da Fala, uma vez que há diversos estudos que já comprovaram que uma intervenção baseada em teorias fonológicas mostra-se muito mais eficaz e eficiente. Esta formação tem como objetivos discutir alguns casos de Perturbação Fonológica, além de compartilhar com os participantes conhecimentos teóricos de modo a fundamentar suas reflexões a respeito dos casos.

2ªs feiras de novembro de 2021 Ao encontro (da perturbação) da fala

Este ciclo de conversas pretende ser um espaço de partilha de conhecimentos e experiências sobre as perturbações da fala na criança e no adulto. Ao longo de quatro semanas contaremos com a presença de vários terapeutas da fala que atuam em diferentes áreas. Estes profissionais darão relevância aos sinais de alerta e estratégias para pais, cuidadores e professores, evidenciando a importância da educação para a saúde.

TORNE-SE MEMBRO

Participe ativamente na evolução científica da terapia da fala!

Go to Top